Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Fórum Estratégico discute ações e políticas públicas para a Saúde do Estado

O Fórum Estratégico da Saúde está alinhado à Plataforma de Modernização da Saúde, lançada em agosto do ano passado pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da Saúde, Dr. Cabeto
13:57 | Fev. 10, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta segunda-feira, 10, está sendo realizado o Fórum Estratégico da Saúde, evento que reúne segmentos municipais e estaduais, além da sociedade civil, para debater ações e políticas públicas para a Saúde do Ceará. Durante o evento, estão sendo divulgados os projetos de transparência, acessibilidade e tecnologia que cooperam para a qualidade do serviço de informação e saúde pública do Estado. A discussão tem base na Plataforma de Modernização da Saúde, lançada em 2019, e que compreende ações e mudanças na gestão. 

De acordo com o secretário da Saúde do Ceará, Doutor Cabeto, o evento é um momento de prestação de contas de forma extensiva, aberta e transparente. “A gente vai apresentar dados e medidas que deram certo ou errado, avaliar o que precisa ser melhorado, além de mostrar como chegamos a essas conclusões e como elaboramos as decisões de políticas públicas da saúde”, esclarece. O Fórum Estratégico deve ocorrer todos os anos, com o propósito de apresentar dados de eficiência do ano antecedente.

Nessa edição, o destaque é a Plataforma de Modernização da Saúde, que busca envolver o cidadão no acompanhamento de dados e na fiscalização das políticas implementadas pelo Governo Estadual. Segundo o governador Camilo Santana, com o lançamento da plataforma, é possível “olhar por cima do diagnóstico” e identificar o que precisa ser fortalecido nas estruturas regionais. A ideia, de acordo com Camilo, é que 90% das demandas de saúde sejam resolvidas nas próprias regiões.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o governador, esse processo de regionalização prioriza regiões que têm maior deficiência de estrutura e possuem maior demanda de políticas públicas para a Saúde. “A proposta é melhorar a conectividade e gestão dessa rede. Historicamente as ações sempre se concentraram em Fortaleza, e no Interior a política pública era uma ambulância para mandar o paciente para a Capital”, destaca Camilo.

A plataforma de modernização prevê ações a serem implementadas no Estado até 2023, e é fruto do processo de estudo e avaliação dos dados da saúde do Ceará. A partir do serviço, serão feitos diagnósticos que podem auxiliar no desenvolvimento de metas e soluções para o futuro. “Isso passa por uma compactuação, dos municípios ao Ministério Público, e do Tribunal de Justiça às universidades. Vamos pactuar e construir juntos, com responsabilidade, os caminhos para melhorar a qualidade do atendimento e saúde pública do cearense”, declara Camilo Santana.

Programação diversificada

Com tema “Você Faz a Diferença”, a programação do evento conta com exposições em estandes de projetos estratégicos e digitais, de educação e regionalização, além de discussões em rodas de conversa. A palestra de abertura tem como tema o “Olhar da liderança para a gestão sistêmica geradora de valor”.

O Fórum Estratégico da Saúde está alinhado à Plataforma de Modernização da Saúde, lançada em agosto do ano passado pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da Saúde, Dr. Cabeto. O projeto possibilitou, entre outras mudanças importantes, a readequação da estrutura organizacional da Sesa e a execução de um modelo de gestão pautado pela transparência. A programação se encerra às 17h30min.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar