Participamos do

Novo tratamento com laser elimina células de câncer e previne metástase

A técnica é totalmente não invasiva. A noticia é animadora, pois a metástase é a principal causa de mortes por câncer
21:13 | Jun. 16, 2019
Autor David Moura
Foto do autor
David Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Cientistas da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, produziram um protótipo de laser com capacidade de eliminar células cancerígenas que atuam na corrente sanguínea. A técnica desenvolvida é totalmente não-invasiva, ou seja, o método é realizado do lado de fora do corpo do paciente. As informações são do portal da Revista Galileu.

"Esta tecnologia tem o potencial de inibir significativamente a progressão da metástase", disse Vladimir Zharov, líder da pesquisa, à revista IEEE Spectrum. Para o pesquisador, a noticia é animadora, pois a dispersão de tumores para outras regiões do corpo humano é a principal causa de mortes por câncer.

Conforme informações dos pesquisadores sobre o estudo, ao focar o laser nessas células tumorais, elas acabam absorvendo muito mais energia de calor do que as células normais, o que as faz ampliar e colapsar. “Em um paciente, nós destruímos 96% das células cancerígenas”, comunicou o pesquisador.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O uso de tecnologias com laser é uma tendência no desenvolvimento de terapias contra o câncer: além da Universidade do Arkansas, outras instituições de estudo e pesquisa desempenham trabalhos que sejam parecidos e que buscam expandir a eficiência da técnica para que ela possa ser utilizada em larga escala nos tratamentos futuramente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags