Participamos do

A cada mil brasileiros, apenas 16 são doadores de sangue

Além disso, o Ceará é o terceiro estado do Nordeste que mais coletou sangue dos doadores, com 112.472 coletas
21:19 | Jun. 14, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado hoje, 14, segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, a cada mil brasileiros, 16 são doadores. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira. Mesmo sendo um índice baixo está dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no qual aconselha que 1% a 3% dos habitantes doem sangue.

Em 2017 foram coletadas 3.4 milhões de bolsas de sangue e 2,8 milhões de transfusões sanguíneas. Do total de doadores nesse período, 62% foram homens e 38% mulheres. Nos últimos anos, as taxas de doação ficaram estáveis no país.

Estima-se que 34% dessas doações equivalem à doação de reposição, ou seja, aquela que o doador doa para atender à necessidade de um paciente motivado pelo serviço, família ou amigo do receptor. Já 66% correspondem à doação espontânea.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Número de coletas no Ceará

O Ceará é o terceiro estado do Nordeste que mais coletou sangue dos doadores, segundo dados do Ministério da Saúde, com 112.472 coletas, ficando atrás somente de Pernambuco (186.798) e Bahia (197.788). Já a região nordestina é a segunda com o maior número de coletas (839.012), perdendo apenas para o Sudeste (1.381.889).

Para incentivar mais pessoas a fazer doação de sangue, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrasta) e a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), em conjunto com vários clubes de futebol brasileiros, criou o Campeonato Brasileiro de Doação de Sangue, que tem o objetivo de aumentar o número de doadores regulares no Brasil. Ceará e Fortaleza são dois dos 22 clubes participantes da campanha “Sangue Torcedor”.

A campanha segue até o dia 30 de junho. No Estado, a doação é realizada no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), de segunda a sexta, das 7h30min às 18h30min. O horário aos sábados vai de 8h até 16h. O cadastro pode ser feito no site oficial da campanha.

Quem pode doar sangue?

O doador deve pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, além de estar em bom estado de saúde geral. Outras recomendações são: estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e nem estar de jejum.

Conforme o Ministério da Saúde, a frequência máxima de doações é de 4 ao homem e 3 para as mulheres por ano, sendo o intervalo mínimo de 2 meses (homens) e de 3 meses (mulheres).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags