Participamos do

Prefeitura de Contagem confirma duas mortes por febre maculosa

15:33 | Jun. 04, 2019
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Duas pessoas morreram vítimas de febre maculosa, em Contagem (MG). Outras duas mortes são investigadas. A prefeitura já investiga 21 casos suspeitos de febre maculosa na cidade. As mortes ocorreram entre o final de maio e início de junho, e as vítimas são todas de uma mesma família, do bairro Vila Boa Vista, na região Nacional.

A procura por atendimento começou no final de maio, um tempo após um grupo de uma mesma família ter se reunido para capinar e cercar um terreno na região Nacional, quando foram picados pelo carrapato-estrela, o vetor da febre maculosa.

A prefeitura de Contagem montou uma força tarefa para combater o vetor da doença. Entre as medidas adotadas estão a limpeza da área onde foram encontrados os focos dos carrapatos, o recolhimento de cavalos que transitam na região, para receberem banhos de carrapaticida e a pulverização na região e nas casas. Será feito também um estudo para verificar as providências em relação às capivaras que vivem na região.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Cuidados

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela infectado por uma bactéria. Para haver transmissão da doença, o carrapato precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas.

Os sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça e muscular, enjoo e manchas na pele, que podem ser confundidos com a dengue. A orientação da Secretaria de Saúde de Contagem é que pessoas com esses sintomas não devem se automedicar para não mascarar a doença. A recomendação é procurar uma unidade de saúde e sempre informar se esteve em locais de risco de contágio como currais e parques ecológicos.

A prefeitura orienta os moradores de áreas com possibilidade de existência do carrapato-estrela a examinem o corpo a cada três horas, colocar as barras da calça para dentro da meia e usar sapatos fechados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags