Participamos do

Fórum discute tratamento de pacientes com quadros suicidas

Suicídio como questão social, individual e atendimento por profissionais da saúde será abordado nos debates
15:50 | Jun. 29, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Tema ainda tratado como tabu, o suicídio será objeto de discussão promovida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec). O foco será no tratamento de pacientes com quadros suicidas por médicos e profissionais da saúde. A programação do I Fórum sobre Suicídio começa às 8 horas e vai até 12 horas da manhã deste sábado, 30. 
[SAIBAMAIS]
O debate sobre as diferenças entre o suicídio como questão social e individual fica a cargo do Dr. José Alves Gurgel, fala que abre a programação. Além dele, Davi Queiroz, Renato Evandro Moreira e Hugo José Lucena discutem desde como abordar pessoas com pensamentos suicidas em atendimentos até aspectos jurídicos e legais envolvendo essa questão.
 
Para o psiquiatra Davi Queiroz, é importante estar atento ao tema. “Capacitar o médico e outras pessoas que trabalham com esse quesito da saúde não é suficiente para que tenhamos redução das taxas de suicídio. Entretanto, pode melhorar o atendimento dos pacientes”, afirma o médico.
 
Davi explica que o assunto está sendo cada vez mais discutido devido a maior exposição dele na mídia. “Tem prós e contras. Falar sobre é importante, mas temos que ver como falar sobre isso”.  Como a mídia aborda o suicídio também será discutido no evento. O jornalista Emerson Tchalian palestra sobre as maneiras corretas de dar notícias sobre o assunto, e quando não deve ser noticiado nos meios de comunicação. 
 
Confira programação completa: 
 
[FOTO1] 
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente