Participamos do

Vacina contra zika tem potencial para prevenir doença na gestação, diz estudo

23:18 | Set. 22, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

A revista Nature Communications divulgou nesta sexta-feira, 22, que a vacina contra o vírus da zika, desenvolvida no Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, apresentou resultado satisfatório nos testes em camundongos e macacos. A aplicação de uma única dose preveniu a transmissão da doença nos animais e, durante a gestação, o contágio de seus filhotes.

Conforme reportagem do G1, os testes pré-clínicos foram realizados simultaneamente no Instituto Nacional de Saúde (NIH), Universidade do Texas e Universidade Washington, dos Estados Unidos. Nos testes, a vacina impediu que o vírus causasse microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central tanto nos camundongos quanto nos macacos

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A parceria para essa pesquisa foi firmada em fevereiro de 2016 a partir de acordo internacional visando o desenvolvimento de vacina contra o vírus zika. O Ministério da Saúde vai destinar um total de R$ 7 milhões até 2021 para o desenvolvimento e produção da vacina.

Esterilidade

Além dos testes em fêmeas, foram realizados testes em camundongos machos. Um dos achados científicos inéditos é que o vírus Zika pode ser capaz de causar esterilidade. A infecção nos animais reduziu consideravelmente a quantidade de espermatozoides, a mobilidade e o tamanho dos testículos.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente