Participamos do

Quer ter uma alimentação saudável? Veja 10 frutas que não podem faltar no cardápio

Além dos fatores nutricionais, as frutas são importantes aliadas das dietas, podendo auxiliar na evolução do emagrecimento e ajudam a fortalecer o organismo, prevenindo doenças
12:43 | Set. 27, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] A correria e a falta de tempo, algumas vezes, podem ser justificativas para falta de cuidados na hora de se alimentar, mas manter uma alimentação balanceada é fundamental para garantir qualidade de vida e as frutas têm papel importante nesse processo. Incluí-las no cardápio diário traz benefícios que vão desde o reforço do sistema imunológico ao aumento de energia física, o que auxilia na prática de atividades do dia a dia, entre outros.
 
Além dos fatores nutricionais, as frutas são importantes aliadas das dietas, auxiliando na evolução do emagrecimento, ajudando a fortalecer o organismo e prevenindo doenças." As frutas e os vegetais possuem papel fundamental, uma vez que são conhecidas fontes naturais de antioxidantes, dentre os quais destacamos as vitaminas “A”, “C” e “E”, além de fornecer diversos compostos bioativos como, por exemplo, carotenoides e compostos fenólicos, que desempenham papel fundamental na prevenção e combate de doenças crônicas degenerativas, além de servir de fonte de diversos minerais, vitaminas e fibras", enfatiza Daniel Coimbra, nutricionista esportivo. 
 
Frutas cítricas
As frutas cítricas possuem alta concentração de vitamina C e são importantes para fortalecer o sistema imunológico."Entre as frutas cítricas podemos citar: limão, acerola, caju, laranja, entre outras de sabor cítrico e acidez acentuada, características dos ácidos orgânicos presentes nessas frutas (ácido ascóbico e suas variações que desempenham função importante para manutenção dos tecidos, saúde da pele e sistema imunológico)", reforça Daniel.
 
A ingestão de vitaminas e de outros nutrientes que estão presentes nas frutas faz com que o organismo fique protegido. "As frutas de cor alaranjada compõem outro grupo com importante ação antioxidante: fontes de vitamina A e carotenoides, possuem papel na manutenção e saúde da visão, regulam a atividade de proliferação celular, regulam a atividade do sistema imunológico, apresentam atividade antioxidante combatendo radicais livres e prevenindo o surgimento de diversos tipos de cânceres, além de participarem como co-fatores em importantes ações do organismo. Entre as frutas ricas em vitamina A e betacaroteno, podemos citar manga, mamão e tomate", ressalta. 
  
10 Frutas que não podem faltar na sua alimentação
 
Banana: excelente fonte de potássio e uma das frutas mais saudáveis que existe. Fornece energia para o corpo, é rica em fibras, fator importante na regulação do intestino e auxilia o fortalecimento dos ossos.
 
Laranja: como já citamos, a laranja é uma fruta cítrica rica em vitamina C e possui propriedades antioxidantes mas também oferece ácido fólico, cálcio, magnésio, fósforo e ferro. Estimula as funções intestinais e previne contra gripes e resfriados.
 
Maçã: com poucas calorias e muitas fibras, a maçã é aliada das dietas de emagrecimento. É rica em antioxidantes, vitaminas, água e auxilia na desintoxicação do organismo. Funciona como fonte de nutrientes e pode auxiliar a evitar doenças degenerativas.
 
Melancia:  é fonte de vitamina C e muito rica em água, o que a torna um diurético natural, importante para 'limpeza' do organismo. Possui também quantidade considerável de fibras, outro fator importante para a eliminação de resíduos tóxicos do corpo.
 
Abacate: fonte de 'gordura boa', fator que ajuda a manter o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. É também rico em fibras, vitaminas e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico. É fornecedor de vitamina E, agindo no controle do colesterol por ser fonte de fitoesteróis, frisa o nutricionista. 
 
Abacaxi: fruta cítrica, rica em vitaminas  e antioxidantes, o que o torna também um aliado da perda de peso, auxilia na eliminação de toxinas. Ajuda na prevenção de doenças e inflamações nas articulações.A alta quantidade de vitamina C auxilia na prevenção de gripes e também pode ajudar com problemas de pele.
 
Morango: possui vitamina C, fibras e antioxidades, além de potássio e outros nutrientes. Também pode ser aliado da perda de peso, uma vez que possui poucas calorias. O consumo diário dessa fruta pode ajudar a controlar o nível de glicose no sangue. 
 
Acerola: outra grande fornecedora de vitamina C para o organismo e bastante nutritiva. Além disso, a fruta possui vitamina A, B, ferro e cálcio. As propriedades da acerola possuem ação antioxidante e estimula a imunidade. Também pode ser usada em dietas devido à baixa caloria existente. 
 
Uva: ótima fonte de zinco, a uva possui efeito antioxidante e ação anti-inflamatória, além de uma série de nutrientes e vitaminas. Por conter boa quantidade de glicose e frutose,  fruta fornece energia e tem poucas calorias.
 
Limão: fruto cítrico, também é rico em vitamina C, o que estimula no fortalecimento do sistema imunológico e acelera o processo de cicatrização. A fruta também ajuda a digestão e auxilia a perda de peso, devido a existência da fibra pectina. 
 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente