Participamos do

Anvisa suspende lote do medicamento Lexotan

O medicamento da empresa Roche é receitado para pacientes que sofrem de ansiedade e estresse
21:37 | Jul. 19, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta quarta-feira, 19, um lote do remédio tarja preta, Lexotan. O medicamento da empresa Roche é receitado para pacientes que sofrem de ansiedade e estresse. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O lote em questão é o RJ0874 e os medicamentos deverão ser recolhidos pela empresa após apresentarem resultados abaixo do esperado, o que compromete a absorção das substâncias pelo organismo. O problema é classificado como de "classe 3", ou seja, baixo. Os outros lotes de remédios da empresa estão liberados. A Roche divulgou uma nota de esclarecimento em que avalia o caso, leia a íntegra:

 

Sobre a decisão da Anvisa , publicada hoje no Diário Oficial da União, para suspensão da comercialização e recolhimento do lote RJ0874 de Lexotan® comprimidos 3mg (validade 01/2019), a Roche, fabricante do medicamento, esclarece que proativamente comunicou a agência sobre a detecção de uma alteração (queda na dissolução - parâmetro que determina o tempo de absorção do medicamento pelo organismo), durante estudos de estabilidade.

A Roche reforça o seu compromisso com a saúde dos brasileiros e considera que o caso não apresenta risco aos pacientes, uma vez que o ocorrido não impacta na segurança e eficácia do lote. Apesar do entendimento desta empresa, o evento foi categorizado como de baixo risco pela Anvisa (classe III, de acordo com a RDC 55/2005).

A Roche conduz testes rigorosos para assegurar a eficácia, qualidade e segurança dos seus medicamentos e permanece à disposição por meio do Serviço de Informações Roche - telefone 0800 77 20 289.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente