Participamos do

Comer batata frita duas ou mais vezes por semana pode dobrar risco de morte precoce, diz estudo

O experimento foi realizado no período de oito anos, com um grupo de 4.400 pessoas com idades entre 45 e 79 anos
13:14 | Jun. 26, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] Um estudo da Universidade de Pádua, na Itália, aponta que as pessoas que comem batatas fritas duas ou mais vezes por semana podem duplicar o risco de ter uma morte precoce, em comparação com quem as evitam. Segundo a CNN, o estudo foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition.
 
O experimento foi realizado com um grupo de 4.400 pessoas com idades entre 45 e 79 anos durante oito anos. Os pesquisadores dividiram os participantes do estudo em três subgrupos, de acordo com a frequência de consumo de batatas por semana: os que comiam batata frita, os que comiam batata de outra forma e aqueles que não a consumiam.
 
Após os oito anos de análise, foram registradas 236 mortes, das quais foi observado que o número de pessoas que consumiam batata frita pelo menos duas vezes por semana era o dobro das que não consumiam.
 
Como o estudo é observacional, os pesquisadores salientam que não se pode dizer que comer batatas fritas provoca diretamente a mortalidade precoce, ou seja, seriam necessárias mais pesquisas para se chegar a uma conclusão tão firme.

"Mesmo que seja um estudo observacional, acreditamos que o óleo de cozinha, rico em gorduras trans, é um fator importante para explicar a mortalidade em quem come mais batatas", disse Veronese.

Ainda de acordo com Veronese, a morte precoce daqueles que comem duas ou mais porções de batatas fritas a cada semana pode estar ligada a "fatores importantes", como a obesidade, um estilo de vida sedentário e o uso de grandes quantidades de sal.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente