Participamos do

Máquina diagnostica dengue e zika em minutos com uma gota de sangue

12:40 | Mai. 31, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] A empresa BlueSense Diagnosis afirma ter criado uma máquina, chamada Blubox, que oferece em nove minutos o diagnóstico de zika e dengue com apenas uma gota de sangue. Além da agilidade, o custo do teste sairia em torno de U$ 20 dólares. 
 
O material sanguíneo é misturado a nanopartículas magnéticas e colocado dentro do aparelho, que o centrifuga por nove minutos. Em seguida, o sangue passa por um scanner. Após o teste, tem-se o resultado para a presença ou não do vírus da zika e/ou da dengue. 
 
Jessie Sun, vice-presidente da BlueSense, disse ao site de tecnologia Engadget que a companhia está negociando com a FDA, a "Anvisa" dos Estados Unidos, a fim de liberar testes de Zika aos americanos. A liberação pode acontecer, uma vez que o método para descoberta de dengue é semelhante e já está permitido nos EUA. 
 
O sistema da BlueSense tem a vantagem de ser mais barato que outros testes privados convencionais. A primeira empresa a conseguir nos EUA aprovação da FDA cobra U$ 500 por um único diagnóstico. A máquina da BlueSense cobra U$ 20 pelo mesmo serviço. 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente