Participamos do

Confira cinco dicas para prevenir a rinite alérgica

A doença é causada pela falta de cuidado nas residências e também pelas variação de temperaturas
19:02 | Mai. 17, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com a variação de temperaturas no dia a dia, o sistema respiratório é agressivamente prejudicado, sobretudo em ambientes fechados. Por conta disso, uma das doenças mais frequentes é a rinite alérgica. Segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), a poeira é a responsável por cerca de 80% das alergias respiratórios no Brasil.

 

O Gerente Operacional da rede Quality Lavanderia, Ricardo Monteiro, fez uma lista de dicas para minimizar os malefícios, seguindo cuidados simples com a higiene de peças e acessórios que integram os ambientes da casa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

“Seguindo apenas essas cinco dicas, é possível manter a casa devidamente higienizada e livre do ácaro da poeira domiciliar”, garante Monteiro.

 

Confira lista

 

1. Para cobertores e edredons é recomendada a higienização das peças.

 

2. O quarto é o ambiente mais propício a causar problemas respiratórios. Colchões, travesseiros e almofadas devem ser devidamente higienizados e trocados a cada cinco anos. As cortinas precisam ser lavadas a cada seis meses, enquanto as roupas de cama podem ser trocadas uma vez por semana. É recomendado usar aspirador e pano úmido em vez de vassouras, que espalham o pó por todo o ambiente.

 

3. O tapete precisa ser devidamente higienizado a cada seis meses, pois acumula número elevado de fungos e bactérias. Cada matéria-prima empregada, seja corda, algodão ou seda, necessita de um procedimento diferenciado na limpeza para evitar o desgaste dos fios, mantendo a durabilidade da peça. A manutenção pode ser feita semanalmente, com o aspirador de pó. Os tapetes de banheiro, por conta da umidade, devem ser lavados semanalmente.

 

4. As poltronas e sofás devem ser limpos, pelo menos, uma vez ao ano para não acumularem bactérias. O aspirador de pó precisa ser utilizado uma vez por mês para a manutenção. Já as capas das almofadas podem ser lavadas a cada dois meses para a devida manutenção.

 

5. E se tiver pets na casa? Se o morador tiver um pet, é recomendado usar o aspirador de pó duas vezes por semana em tapetes, por conta do acúmulo de pelos.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente