PUBLICIDADE
Notícias

Cientistas encontram anticorpos que podem neutralizar ação do zika vírus

Um grupo de cientistas descobriu dois anticorpos que neutralizaram a ação do zika vírus em camundongos. O estudo pode propiciar a produção de vacinas e terapias contra o vírus

18:20 | 15/12/2016
Mosquito
Mosquito

[FOTO1]Cientistas de três países encontraram dois anticorpos com o potencial de neutralizar o zika vírus, informa a revista “Science Translational Medicine”. Qihui Wang, da Academia de Ciências de Pequim, e outros dois cientistas do Canadá e Reino Unido analisaram o sangue de um paciente que foi infectado pelo vírus.

 


Os pesquisadores isolaram 13 anticorpos e observaram a reação em camundongos. O resultado mostrou que os anticorpos Z3L1 e o Z23 têm um potencial significativo no combate contra a infecção, sem reação cruzada com os sorotipos do vírus da dengue. Essa vantagem elimina o risco de casos graves de outras doenças, como ocorre com a dengue hemorrágica. 

 

%2b Leia Mais: Estudantes de rede pública desenvolvem método para inibir transmissão do Zika vírus

 
A descoberta da potencialidade dos anticorpos em neutralizar a ação do vírus propícia o seu uso para futuras terapias e vacinas contra o zika vírus. Segundo o Ministério da Saúde, no ano de 2016, o Brasil teve 210.897 casos de pessoas com a patologia. Os estados com o maior número de casos foram o Rio de Janeiro com 66.925 infectados, Bahia com 51.033 e Mato Grosso com o número de 22.090. Seis pessoas morreram por conta da doença.

 

 

Redação O POVO Online

TAGS