PUBLICIDADE
Notícias

Vacina contra a dengue será testada em Fortaleza

Serão selecionados mil voluntários, de dois a 59 anos de idade. Grávidas e indivíduos com doenças crônicas não poderão participar

18:30 | 15/12/2015
Fortaleza é uma das 13 cidades brasileiras onde a vacina contra o vírus da dengue será testada em humanos. No Brasil, mil voluntários serão selecionados para começar os testes no primeiro semestre de 2016, com duração de cinco anos.  

Em Manaus, a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, que é um centro de referência em pesquisas na área, ficará responsável pela coleta de dados na cidade. A superintendente da instituição, Graça Alecrim, explica como os voluntários serão selecionados.

[SAIBAMAIS4]“Os pesquisadores vão detectar um local onde se tem uma maior densidade do vetor, que é o Aedes aegypit. Daí, vão procurar essas pessoas, conversar com elas dentro de suas residências. Elas farão uma bateria de exames. A gente precisa saber como elas estão, desde o cardiológico até o simples exame de sangue. Elas serão selecionadas e aquelas que quiserem colaborar com a pesquisa tem que assinar um termo de responsabilidade e serão vacinadas”, explicou a pesquisadora.

Serão selecionadas pessoas de dois até 59 anos de idade, sem doenças crônicas. Grávidas não vão poder participar. Esta é a terceira etapa de desenvolvimento da vacina, que é feita com o vírus inativado da dengue. O Instituto Butantã, em São Paulo, está à frente das pesquisas. De acordo com a Graça Alecrim, as etapas anteriores foram satisfatórias e, se comprovada a eficácia em humanos, a vacina vai combater os quatro tipos de vírus da dengue. Os testes iniciais já mostraram que ela não tem eficácia contra o vírus da febre chikungunya e o zika vírus.

A expectativa do Instituto Butantã é que a vacina já esteja disponível para a população em 2017. Além de Fortaleza e Manaus, os testes serão feitos em Porto Velho, Boa Vista, Aracaju, Recife, Fortaleza, Brasília, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Belo Horizonte e Porto Alegre.
Agência Brasil 
TAGS