PUBLICIDADE
Notícias

Como se preparar para a gravidez

Isabella Carvalho, ginecologista do Hapvida, fala sobre a importância de se preparar para engravidar. Exames, alimentação, saúde mental e mais

10:18 | 15/12/2015
NULL
NULL
São nove meses aguardando uma nova vida - na maioria dos casos. Durante esse período, muitos mudam suas rotinas, se preparam e preparam a casa para receber um novo morador. No entanto, uma etapa considerada importante às vezes é esquecida: como preparar o corpo para engravidar?!

Para a ginecologista do Hapvida, Isabella Carvalho, esta preparação é de grande importância, pois por meio dela, feita em tempo hábil, é possível prevenir e/ou tratar doenças que venham a acometer a mãe e possam comprometer a saúde do bebe. "Não apenas por exames mas também com a recomendação de atualização das vacinas e com a prescrição de suplemento vitamínico que previne defeito do tubo neural, diz. Ela ressalta que além deste aspecto, a consulta pre-gestacional também é importante "para que a futura mamãe seja orientada quanto a adesão a hábitos saudáveis, a reeducação alimentar, a adequação da pratica de atividades físicas e do uso de determinadas medicações que tenham risco teratogênico (de malformação)", explica a médica.

Para os exames apontadas por Isabella Carvalho é recomendado que seja feito um planejamento pré-concepcional, que deve preceder a gravidez em pelo menos 3 meses. Entre eles estão:

- Hemograma
- Classificação sanguínea
- Glicemia
- Ureia, creatinina, Acido úrico
- TGO e TGP
- VDRL
- HIV
- Sorologia para toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, hepatite B e C
- TSH e T4 livre
- Sumario de urina e urocultura
- Parasitológico das fezes
- Colpocitologia oncótica
- USG transvaginal e mamaria

Outro ponto importante que pode interferir na saúde reprodutiva do ser humano é o desequilíbrio do peso. "Os extremos, ou seja, baixo peso e sobre peso, podem interferir negativamente na saúde reprodutiva do ser humano. Eles podem causar alterações no funcionamento do sistema reprodutor que levam ao aumento de tempo ou mesmo ao impedimento de uma gestação ocorrer de forma natural”, esclarece a médica do Hapvida.

A ginecologista ainda aponta as principais alterações causadas pelo estado nutricional inadequado: distúrbios hormonais, resistência a insulina, dificuldade de ovulação e problemas na quantidade e /ou qualidade dos espermatozoides. "Desta forma a normalização do peso através de reeducação alimentar é uma boa forma de aumentar a fertilidade do casal", diz.

O fato psicológico também pode atrapalhar no sucesso da gestação, pois, segundo a médica, "causa reações físicas e hormonais". Para driblar a ansiedade, aqui vão algumas dicas:

- Procure um hobby
- Faça alguma atividade física
- Converse com seu medico sobre fitoterápicos para controle da ansiedade
- Seja a sua prioridade

A especialista do Hapvida ainda indica que, primeiramente, é necessário consultar um ginecologista regularmente, ficar de olho na balança, adotar hábitos saudáveis, esperar sem desesperar, ser feliz e otimista.
TAGS