Notícias

Cientistas descobrem bactéria presente na vagina que pode prevenir HIV

Após algumas análises comparativas os pesquisadores alertaram que algumas mulheres podem prevenir mais do que outras

10:38 | 09/10/2015

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) e divulgado nesta semana pela revista científica "mBio", apontou que uma bactéria presente dentro da vagina pode evitar a infecção do vírus do HIV no corpo humano. De acordo com os pesquisadores, esta bactéria, caso elaborada com detalhes, pode ser transformada em um forte preservativo.

A análise apontou que o muco cervico-vaginal de mulheres que possuem uma espécie particular de bactéria é capaz de efetivamente capturar partículas do vírus HIV, dessa forma, pode ser utilizado como um bloqueio natural contra infecções.

Para realizar a análise, os estudiosos coletaram amostras de muco cervico-vaginal de várias mulheres em idade de possível reprodução e compararam com o vírus portador da Aids. Durante a análise, os pesquisadores identificaram dois tipos de reações bacterianas, os que capturavam as partículas do vírus e outro que os deixavam livremente. Denominados como Lactobacillus crispatus e Lactobacillus iners, eles identificaram que as mulheres que possuíam grande quantidade da bactéria Lactobacillus iners capturaram o vírus do HIV com mais eficiencia.

Enquanto isso, as mulheres que apresentavam mais bactérias do tipo crispatus foram consideradas menos propensas para contrair o vírus.

Apesar da nova descoberta, a análise publicada na revista científica alertou que o estudo não é definitivo. E que ele seria um começo para novos estudos e desenvolvimentos de prevenções.

Redação O POVO Online