PUBLICIDADE
Notícias

Deputados franceses aprovam proibição de modelos extremamente magras

Administradores de agencias de modelos terão que "cuidar pelo respeito da proibição"

10:04 | 03/04/2015
NULL
NULL
A Assembleia Nacional (câmara baixa) da França aprovou nesta sexta-feira, 3, um texto que proíbe empregar modelos extremamente magras, uma medida para lutar contra a anorexia, como parte de um projeto de lei sobre a saúde.

"O exercício de uma atividade de modelo está proibido a qualquer pessoa cujo índice de massa corporal for inferior a níveis definidos pelas autoridades de saúde francesas", afirma o texto.

Esta é uma emenda apresentada pelo deputado socialista Oliver Véran e apoiada pela ministra da Saúde, Marisol Touraine, que considerou "preocupante" a questão das modelos excessivamente magras.

Segundo o texto, qualquer pessoa que administre uma agência de modelos ou que contrate modelos deve "cuidar pelo respeito da proibição", sob pena de seis meses de prisão e 75.000 euros de multa.

"A perspectiva desta sanção terá um efeito regulador em todo o setor", afirmou Véran, antes de recordar que Espanha, Itália e Israel já adotaram medidas similares. Na quinta-feira, os deputados franceses aprovaram um texto que criminaliza o estímulo à anorexia.
AFP
TAGS