PUBLICIDADE
Notícias

8 perguntas sobre disfunções da tireoide

Endocrinologista do Hapvida, Aline Melo, explica a diferença entre hipotireoidismo e o hipertireoidismo

11:54 | 24/04/2015

Veja também: Disfunções na tireoide: a diferença entre hipotireoidismo e o hipertiroidismo.

 

1. Qual a diferença entre hipo e hipertireoidismo?
O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide produz hormônios em quantidades menores do que as necessárias. O hipertireoidismo é o contrário, a tireoide produz mais hormônio que o necessário.

2. Quais os sintomas do hipotireoidismo?
Os sintomas mais frequentes são cansaço, fadiga, dores nas pernas, ganho de peso, queda de cabelos, unhas quebradiças , entre outros. Vale ressaltar que no homem, umas das manifestações mais comuns é a redução de libido.

3. Quais os sintomas do hipertireoidismo?
Palpitações, tremores nas mãos, irritabilidade e perda de peso estão entre as principais queixas dos pacientes com hipertireoidismo.

4. É uma doença que acomete mais mulher que homem? Por quê?
As doenças tireoidianas são sete vezes mais frequentes em mulheres, principalmente após 50 anos. Acredita-se que a gestação e alterações hormonais que ocorrem durante a menopausa são fatores que predispõe as doenças autoimunes da tireoide.

5. Quais são as causas de ambas as doenças?
No hipotireoidismo, a causa mais frequente são os distúrbios que afetam diretamente a tireoide, como os processos inflamatórios, sendo a causa mais comum a Tireoidite de Hashimoto, que é a destruição da tireoide por meio de mecanismos ligados à imunidade. Outras causas de hipotireoidismo são cirurgias na tireoide, uso de medicações (amiodarona, litio ), entre outros.

As causas mais comuns de hipertireoidismo também estão relacionadas aos mecanismos imunológicos, levando a glândula a aumentar sua produção hormonal; trata-se do hipertireoidismo primário ou Doença de Graves. Em outras situações, pode ocorrer que nódulos passem a produzir hormônio em excesso ( bócio multinodular tóxico ou nódulo tóxico). Existem ainda casos de hipertireoidismo pós-parto, e casos de hipertireoidismo desencadeados pela ingestão de hormônios tireoidianos em fórmulas manipuladas de medicamentos para emagrecer.

6. Como é feito o diagnóstico?
Através da história clinica, exame físico e confirmação laboratorial com dosagem dos hormônios tireoidianos TSH e T4 Livre.

7. A alimentação causa algum tipo de influência no desenvolvimento dessas doenças?
Tanto na melhora como no agravamento. (Gostaria que fosse especificado o tipo de alimentação do hipo e hipertireoidismo)

Quem tem problemas de tireoide deve ficar atento para não se exceder em determinados tipos de alimentos. O ideal é que o paciente não coma sal em grande quantidade, já que o sal é iodado e o excesso de iodo podem desencadear distúrbios na produção dos hormônios da tireoide. Vale ressaltar ainda os alimentos que podem causar bócio, os chamados bociogênicos. São eles: repolho, nabo, soja (isoladoras) e couve . Estes podem ser consumidos uma ou duas vezes por semana, mas não todos os dias.

8. Como é feito o tratamento no hipo e hipertireoidismo?
No hipotireoidismo o tratamento tem por objetivo elevar a quantidade de hormônios tireoidianos circulantes, uma vez que estes estão baixo do normal. Isso é conseguido através da reposição hormonal com levotiroxina.

No hipertireoidismo o tratamento visa reduzir a produção dos hormônios tireoidianos, que estão em excesso. Isso pode ser feito através de medicações (tapazol ou propiltiouracil), radioiodoterapia, e mais raramente, cirurgia.

TAGS