PUBLICIDADE
Notícias

Ginástica laboral: tire suas dúvidas

Terapeuta ocupacional do Hapvida tira todas as dúvida sobre a prática da ginástica laboral

08:00 | 24/03/2015
NULL
NULL
1. Inicialmente gostaria que você falasse sobre a importância da ginástica laboral.
A ginástica laboral é uma prática de medida preventiva que objetiva o controle de doenças ocupacionais, diminuição dos acidentes de trabalho, aumento da produtividade, melhora do bem-estar geral dos trabalhadores.

2. Quais os cuidados ao manusear esses objetos?
Existem alguns objetos como as bolinhas terapêuticas de mãos, que também são utilizados na reabilitação física. Estes objetos são usados quando o paciente está com défict de força e/ou alteração de sensibilidade entre outros. O que podemos observar é que alguns colaboradores adquirem por conta própria e passam a usar essas bolinhas para utilizar na prevenção de lesões ostemusculares. Não recebem nenhuma orientação de como realizar tais exercício, e acabam realizando movimentos repetitivos contínuos e que podem provocar mais desgaste nas estruturas osteomusculares.

3. Quais os benefícios dos objetos?
Promover fortalecimento muscular e alongamento global das extremidades superiores (mãos), melhora o retorno sanguíneo, estimular coordenação.

4. Como o programa de ginástica laboral é desenvolvido ou dividido? Pode ser explicada cada?
A proposta de ginástica laboral deve ser implementada por uma empresa contratada, inicialmente é necessário realizar uma análise ergonômica do setor,onde será analisado os aspectos organizacionais dos colaboradores ou das funções. Essa intervenção não é obrigada a realizar, depende da necessidade de cada empresa ou cliente. Antes de iniciar o progama de ginástica laboral deve ser feito uma avaliação físico funcional individual.O objetivo dessa avaliação possibilita o profissional ter o conhecimento, se há algum indicío de doenças ocupacionais. Vale ressaltar que nenhum profissional da saúde, exceto o médico, podem dar diagnóstico de Ler/Dort.Por isso a importância de ter a equipe multidisciplinar. Após realizar um diagnóstico situacional da empresa, será realizado um cronograma de atividades que vão ser programadas e desenvolvidas de acordo com a demanda dos clientes.
TAGS