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Saiba como curtir as festas de fim de ano sem pensar na balança

De acordo Nutricionista Paula Souza Borges, é possível aproveitar o período de festas de ano, sem que isso seja um peso na balança

17:08 | 05/12/2014
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As festas de fim de ano são momentos de diversão, comemoração e, consequentemente, de muitos banquetes e confraternizações, tanto no meio familiar, como no meio profissional.

O desafio, para muitos, é manter a alimentação equilibrada sem deixar de desfrutar da festa pela preocupação com o peso.

De acordo com a nutricionista Paula Souza Borges, é possível aproveitar o período de festas de final de ano, sem que isso seja um peso na balança. Ela apresenta algumas dicas para quem deseja de divertir e, ainda assim, continuar no peso ideal.

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Veja as dicas da nutricionista:

1.Não faça dietas mirabolantes antes das ceias de final de ano, e sim preocupe-se com o que será feito depois da comilança. “Além disso, uma dica legal é tentar trocar os alimentos gordurosos por aqueles mais saudáveis, como, por exemplo, optar pelo peru – que tem 125 kcal a cada 100g contra kcal do tender, 160 kcal do pernil e 171 kcal do lombo, por exemplo. E é claro, sempre se lembre de retirar a pele da carne”, comenta.

2.É importante alimentar-se de forma correta no dia da ceia. “Pular refeições para aguardar a hora da comilança é extremamente não adequado. O ideal é alimentar-se de três em três horas, como em qualquer outro dia, apostando em um bom café da manhã, com proteínas e suco verde, que oferecem vitaminas, minerais e energia para encarar o dia”, sugere Paula.

3.Para o início da ceia, comece fazendo um bom prato de salada e deixe de lado os petiscos mais calóricos, como queijos gordos, azeitonas, salames e salgadinhos: ao invés disso, opte pelas castanhas e frutas. Outra dica importante ressaltada pela nutricionista é: mantenha cuidado com as bebidas alcoólicas. “Evite-as. Para fazer brindes, por exemplo, uma taça de champanhe ou de vinho são o suficiente, - e são gostosas”, diz.

4.Para a sobremesa, prefira aquelas que são à base de frutas e tenha em mente que nada é proibido. “Coma o que sentir vontade, mas lembre-se que o segundo e o terceiro pedaços têm o mesmo gosto de o primeiro. Por isso, o melhor é comer pequenas porções daquilo que você tem vontade, assim, evita a sensação de culpa após o jantar”, relembra Paula.

5. Mesmo após a ceia, continue mantendo os cuidados: afinal, sobras de comida são muito comuns nessa época – e é normal que o almoço e a janta dos dias seguintes também sejam regados às comidas natalinas. “Mantenha-se atento durante esse período, mas, mais importante do que isso, cuide-se após as festas. Essa é a hora de diminuir o açúcar e a gordura da dieta, optar por alimentos saudáveis e voltar a fazer exercícios físicos regulares. Assim, reconquistando o equilíbrio do seu organismo, o metabolismo volta a funcionar normalmente - e manter a forma durante o verão será mais fácil”, conclui a nutricionista.

 

Redação O POVO Online

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