Participamos do

Parto em casa pode ser melhor para a mãe e para o bebê

órgão consultivo do sistema de saúde público britânico afirma que é importante oferecer mais opções às mulheres
16:25 | Dez. 03, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Embora fiquem cada vez mais raros, os partos realizados em casa são vistos como a 'melhor opção' para um órgão do governo britânico. De acordo com o Instituto Nacional para Saúde e Excelência em Atendimento, 45% das mulheres poderiam dar à luz fora dos centros médicos, já que apresentam risco muito baixo de complicações.

Segundo o anúncio do órgão consultivo do sistema de saúde público britânico, os partos realizados em outros lugares ou feitos em centros médicos, assistidos por enfermeiras obstetras, são melhores para as mães e são, geralmente, mais seguros para os bebês.

Porém, independente do local, seja em casa ou em centros com enfermeiras, o órgão recomenda, para cada uma das mães, o acompanhamento de um parteira, da própria comunidade, durante o trabalho de parto.

"Os trabalhos liderados por parteiras têm melhores resultados para as mães do que as unidades obstétricas e salas de parto tradicionais", afirmou Susan Bewley, professora de obstetrícia complexa da Universidade King's College, de Londres.

Acredita-se que as mulheres se sentem mais à vontade para dar à luz em um ambiente familiar e com parteiras conhecidas.

"A evidência mostra que se mulheres não têm nenhuma complicação na gravidez, elas terão melhores resultados se puderem fazer estas opções", ressaltou Cathy Warwick, da Universidade Real de Enfermaria Obstétrica.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente