Participamos do

Veja quais frutas podem ajudar na dieta e como elas melhoram a saúde

O nutrólogo André Veinert listou algumas frutas que contribuem para o emagrecimento e ainda previnem doenças
20:55 | Set. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O consumo de frutas, além de ajudar a combater o excesso de peso, também serve na prevenção de uma grande quantidade de doenças. O nutrólogo André Veinert listou algumas frutas que contribuem para o emagrecimento e previnem doenças.

André Veinert é Nutrólogo da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso. Titulado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE).

Para ele, o ideal é consumir uma variedade de frutas durante a dieta. “As frutas devem possuir cores diferentes, pois essas frutas contêm diferentes características como vitaminas e minerais”, afirma Veinert, que recomenda o consumo de três a cinco porções diárias, para que se obtenham as quantidades necessárias de vitaminas e nutrientes para a manutenção da saúde.

“Algumas possuem substâncias antioxidantes que impedem os ativos inflamatórios no organismo de interferir no processo de emagrecimento (...) pera, maçã, mamão e o pêssego são frutas ricas em fibras e que devem ser incluídas na dieta”, disse Veinert, destacando frutas que contribuem para o emagrecimento, já que possuem um teor de fibras que proporcionam maior saciedade, auxiliam no trânsito intestinal e regulam os níveis de colesterol no sangue.

Confira uma lista com frutas que podem contribui numa boa dieta:

Maça: aumenta a saciedade. A maçã é rica em pectina um tipo de fibra solúvel que se transforma em gel no estômago, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo o ritmo de absorção da glicose. Ainda é rica em potássio que elimina o sódio do corpo reduzindo a retenção de líquidos.

Abacate: o consumo regular do abacate ajuda a reduzir os níveis de colesterol e eleva o HDL conhecido como colesterol bom. Entretanto, essa fruta é bastante caloria, por isso, controle o seu consumo.

Laranja: é rica em fibras naturais reduzindo o apetite e também ajuda a regular o funcionamento do intestino diminuindo o colesterol.

Uva: as frutas são ricas em antioxidantes, o que neutraliza as funções dos radicais livres evitando que eles destruam as células.

Melancia: a fruta hidrata o corpo e também inibi a fome. Além disso, a melancia possui poucas calorias (33 kcal para cada 100 g).

Pera: é rica em fibras e também permanece por mais tempo no estômago eliminando as substâncias que fazem mal ao organismo.

Limão: acelera o metabolismo e também auxilia na manutenção do peso.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente