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Sete frutas que ajudam na dieta e previnem doenças

A lista preparada pelo nutrólogo André Veinert é ideal para quem está em processo de reeducação alimentar e não sabe por onde começar

10:34 | 11/09/2014
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Uma dieta balanceada vai além da simples perda de peso e diz respeito também a uma alimentação saudável. Nem sempre a mudança de hábitos é fácil, por isso, O POVO Online listou algumas dicas do nutrólogo da clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, André Veinert. André é titulado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE).

Ele orienta a inclusão de várias frutas na alimentação, que ajudam a combater o excesso de peso e previne doenças. “Algumas possuem substâncias antioxidantes que impedem os ativos inflamatórios no organismo de interferir no processo de emagrecimento. Outras são diuréticas, aumentam a excreção de água do corpo. O ideal é consumir frutas ricas em potássio para reduzir a retenção de líquido do organismo. Nesse caso, invista no limão, kiwi, melancia ou abacaxi”, pontua.

[SAIBAMAIS 2] Na hora da escolha, André explica que as frutas devem possuir cores diferentes, que caracterizam diversas vitaminas e minerais. “Apesar de todas as frutas serem bem-vindas para a saúde, quem está de dieta deve fazer as escolhas certas das frutas, pois algumas são calóricas. O seu excesso pode contribuir para o acúmulo de tecido adiposo. O ideal é controlar o consumo de frutas ricas em carboidratos como abacate, banana e uva”, alerta o nutrólogo.

Segundo ele, as fibras auxiliam no trânsito intestinal e regulam os níveis de colesterol no sangue. “Pera, maçã, mamão e o pêssego são frutas ricas em fibras e que devem ser incluídas na dieta. Ameixa, maçã, cereja, melão podem ser consumidos após as refeições", completa.

Confira:
1. Maça

Aumenta a saciedade. É rica em pectina, um tipo de fibra solúvel que se transforma em gel no estômago, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo o ritmo de absorção da glicose. Ainda é rica em potássio, que elimina o sódio do corpo e reduz a retenção de líquidos;

2. Abacate

O consumo regular do abacate ajuda a reduzir os níveis de colesterol e eleva o HDL conhecido como colesterol bom. É bastante calórica e o consumo deve ser controlado;

3. Laranja

É rica em fibras naturais, reduz o apetite e também ajuda a regular o funcionamento do intestino, diminuindo o colesterol;

4. Uva

Rica em antioxidantes, o que neutraliza as funções dos radicais livres, evitando que eles destruam as células;

5. Melancia

Hidrata o corpo e também inibi a fome. Também possui poucas calorias (33 kcal para cada 100 g);

6. Pera

É rica em fibras e também permanece por mais tempo no estômago, eliminando as substâncias que fazem mal ao organismo;

7. Limão

Acelera o metabolismo e também auxilia na manutenção do peso.

Redação O POVO Online

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