Participamos do

Programa desenvolve pesquisas para o SUS

Com patrocínio público e privado, os hospitais vão desenvolver estudos clínicos, que servirão para avaliar a eficácia e segurança de vacinas, kits diagnósticos e equipamentos
09:12 | Ago. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Programa lançado na última quarta-feira, 13, terá o objetivo de fomentar pesquisas para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais universitários federais. Com patrocínio público e privado, os hospitais vão desenvolver estudos clínicos, que servirão para avaliar a eficácia e segurança de vacinas, kits diagnósticos e equipamentos.

 Depois de testados, os produtos e equipamentos poderão receber registro sanitário e, com isso, ser adquiridos pelo SUS. Inicialmente, o programa será implementado em 23 hospitais universitários.

 O Programa Ebserh de Pesquisas Clínicas Estratégicas para o SUS (Epecsus) é de iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e tem parcerias com sete entidades públicas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 De acordo com a Ebserh, dos 971 projetos de pesquisa clínica, aprovados de 2010 a 2012, 65% são provenientes de hospitais universitários federais. Como parte do programa, o MEC comprometeu-se a formar um comitê gestor para organizar as pesquisas existentes e ampliar o número de estudos nos hospitais públicos.

Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente