Participamos do

Nos EUA, nova moda de joias implantadas nos olhos traz riscos

Médicos temem possibilidade de perfuração do olho, conjuntivite, hemorragia e até cegueira.
18:33 | Jan. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nos EUA, uma nova moda tem incomodado muitos oftamologistas. Jóias de titânio
em formato de coração, estrela e outros desenhos tem sido implantados nos olhos
das pessoas.

 Com origem na Europa, onde a tendência já chegou há alguns anos, a incisão é feita na conjuntiva, membrana fina e transparente que cobre a parte branca do olho. Após uma anestesia, o adereço é colocado.

 A Academia Americana de Oftamologia já se mobilizou e lançou uma nota com os perigos das joias colocadas nos olhos. No texto, os médicos explicam que não existem evidências sobre a segurança do procedimento e solicitam que as pessoas não ponham nos olhos qualquer tipo de material que não seja aprovado pela FDA. (agência que regula remédios e dispositivos médicos nos EUA)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 A entidade ainda alertou sobre os riscos de perfuração do olho, conjuntivite, hemorragia e até cegueira causada por infecção grave ou sangramentos.

 "Agredir dessa maneira uma estrutura tão delicada como o olho só aumenta a chance de problemas", declarou, em entrevista a Folha de São Paulo, Virgílio Centurion, oftalmologista e diretor do IMO (Instituto de Moléstias Oculares), em São Paulo.

 O especialista afirma desconhecer casos de implante de joias nos olhos no Brasil, mas soube de jovens que questionaram aos médicos sobre a segurança do enfeite. As resposta, segundo ele, foram negativas.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente