PUBLICIDADE
Notícias

Estudo descobre a origem do câncer de mama

A descoberta será fundamental no monitoramento a partir de amostras de tecidos e sangue, que poderão detectar as pacientes que possuem altos riscos

16:42 | 06/06/2013
NULL
NULL

Pesquisadores dizem ter encontrado a origem do câncer de mama, o que pode contribuir para um melhor tratamento da doença.

Segundo informações da BBC, os responsáveis pela descoberta foram os estudiosos David Gilley, da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e Connie Eaves, do Laboratório Terry Fox da Agência para o Câncer em Vancouver, no Canadá. Eles constataram que as células cancerígenas são sempre desenvolvidas nos ductos que levam o leite da glândula mamária até o mamilo.

Gilleu e Eaves explicam em uma publicação na revista "Stem Cell Reports", que todas as mulheres possuem uma classe particular de células-mãe com telômeros (estruturas que formam as extremidades do cromossomo) extremamente curtos.

Essas extremidades muito pequenas fazem com que as células sejam mais propensas a sofrer mutações. Nesse caso, podendo se transformar em células cancerígenas com facilidade.

Para chegar ao resultado, a pesquisa contou com a análise de tecidos doados por mulheres que fizeram redução de mama, por motivos estéticos. A procura era justamente por células comuns e vulneráveis, assim como foi encontrado no estudo.

As células do ducto mamário, que originam o câncer, são formadas por células-mãe que se dividem em células chamadas de diferenciadas ou finais. Quando os telômeros das células finais perdem sua função (manter a estrutura do cromossomo, evitando que suas extremidades se juntem ou combinem com os outros), pode ocorrer um caos no ciclo que se segue.

Mesmo que todas as mulheres possuam essa característica em seus telômeros, a incidência da doença varia muito de pessoa para pessoa. A descoberta será fundamental no monitoramento a partir de amostras de tecidos e sangue, que poderão detectar as pacientes que possuem altos riscos.

Redação O POVO Online

TAGS