PUBLICIDADE
Notícias

Silicone aumenta chance de morte por câncer de mama

23:00 | 02/05/2013
NULL
NULL
Um estudo canadense divulgado nesta quinta-feira, 2, na publicação britânica British Medical Journal disse que mulheres com implantes de silicone nos seios e que desenvolvem câncer de mama têm mais chances de morrer da doença.

Segundo a pesquisa, as próteses não são as causadoras dos tumores, mas dificultam o diagnóstico do câncer em seus estágios iniciais.

O estudo analisa os resultados de 12 estudos publicados desde 1993 nos Estados Unidos, Canadá e no Norte da Europa. Os pesquisadores concluíram que mulheres com silicone tem 26% mais chances de serem diagnosticadas com câncer nos estágios avançados da doença - justamente porque a prótese impediu o diagnóstico no estágio inicial. Uma análise de cinco estudos mostrou que a chance de morte entre pacientes com prótese aumenta 38%.

Embora afirme que a presença do silicone dificulta a identificação do câncer por exames de raio-X e mamografias, o estudo destaca que o implante pode facilitar a detecção manual dos tumores porque fornece uma superfície contra a qual o nódulo se apoia.

Os pesquisadores ponderam que os resultados devem ser interpretados com cautela, porque os dados de alguns estudos não se encaixam nos critérios da meta-análise, um método de pesquisa que tenta combinar resultados de estudos independentes sobre um único tema.

Redação O POVO Online

TAGS