PUBLICIDADE
Notícias

Nível de metais em batons e brilhos alarma cientistas

Para a realização do estudo, 32 produtos diferentes foram analisados, aos quais foi identificada a presença de metais como chumbo, cádmio, cromo e alumínio em pequenas e grandes quantidades

14:37 | 03/05/2013
NULL
NULL

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos identificaram a presença de metais em batons e brilhos labiais, o que pode ser bastante prejudicial à saúde.

Para a realização do estudo, 32 produtos diferentes foram analisados, aos quais foi identificada a presença de metais como chumbo, cádmio, cromo e alumínio em pequenas e grandes quantidades. Alguns dos componentes citados são constantemente relacionados a doenças graves como o câncer.

O objetivo do estudo, divulgado na última quinta-feira, é instigar a necessidade de uma regulamentação desses produtos, já que nos Estados Unidos não há nenhuma lei que proíba tais componentes em cosméticos.

A pesquisa contou com o exame de oito batons e 24 brilhos labiais de sete empresas diferentes, em preços que variavam entre US$ 5,59 a US$ 24. Foram escolhidos apenas os mais usados pelos jovens.

De acordo com cientistas, os usuários de batons e brilhos labiais costumam ingerir involuntariamente cerca de 24 miligramas por dia do produto, que vão parar na boca com a ajuda da saliva. Entre dez amostras das 32 analisadas, foram detectados níveis de cromo acima do tolerável, considerando a ingestão involuntária diária do cosmético.

Redação O POVO Online

TAGS