PUBLICIDADE
Notícias

Jovem rico é quem mais consome álcool no Brasil

Para a pesquisadora Zila Sanchez, os jovens estão mais propensos a vícios relacionados ao álcool quando tem o primeiro contato com a bebida ainda muito cedo

15:52 | 13/05/2013
NULL
NULL

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) conseguiu se aproximar do perfil do jovem brasileiro que possui maiores tendências ao consumo de álcool: o adolescente rico, que estuda em escola privada e tem pouca vivência com punições impostas pelo meio familiar.

Veja também: Como desviar dos riscos e perigos do álcool

Para a pesquisadora Zila Sanchez, os jovens estão mais propensos a vícios relacionados ao álcool quando tem o primeiro contato com a bebida ainda muito cedo. Outro ponto destacado é que nesse aspecto, os jovens tendem a serem muito mais influenciados pelos hábitos externos do que os adquiridos dentro de casa.

De acordo com o site UOL, a recomendação da psicóloga e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudo de Álcool e Drogas (Abead), Ilana Pinsky, os pais devem evitar levar os filhos a bares movimentados.

Considerado fator de risco para uma série de doenças, o álcool é a droga com maior índice de mortalidade e morbidade no mundo e no Brasil.

Embora não se possa compará-la com drogas como o crack e a cocaína, o álcool é legalizado e é fortemente enraizado na cultura de muitas famílias. De acordo com pesquisa feita pela USP, 80% da população brasileira consome álcool.

Redação O POVO Online

TAGS