PUBLICIDADE
Notícias

Estudante canadense de 16 anos aprimora tratamento contra o câncer

Nair ganhou o primeiro prêmio de 5.000 dólares canadenses na edição de 2013 do concurso Sanofi BioGENEius Challenge Canada

17:00 | 09/04/2013
NULL
NULL

Um estudante de 16 anos de Calgary (oeste do Canadá) foi premiado nesta terça-feira, 9, pelas pesquisas que realizou sobre um tratamento que recorre a nanopartículas de ouro para matar células afetadas pelo câncer em pacientes afetados pela doença, anunciou o laboratório francês Sanofi, que promoveu o prêmio.

O estudante do ensino médio de origem indiana Arjun Nair, aluno da Academia Webber de Calgary, aprimorou a terapia por fototermia demonstrando que um antibiótico (17-AAG) permite atacar as defesas de células cancerosas com "nanoprojéteis" e tornar o tratamento mais eficaz.

Um dos problemas que diminuem a eficácia da fototermia na luta contra os tumores são as defesas destes, que produzem "proteínas de estresse" para se proteger do calor.

Nair ganhou o primeiro prêmio de 5.000 dólares canadenses (4.910 dólares americanos) na edição de 2013 do concurso Sanofi BioGENEius Challenge Canada, concedido por um comitê de pesquisadores reunidos em Ottawa na sede do Conselho Racional de Pesquisas canadense (CNRC, na sigla em inglês), chefiado por Luis Barreto, ex-vice-presidente da Sanofi Pasteur.

O estudante também recebeu um prêmio especial pelo projeto que tivesse maior potencial comercial.

O jovem passou dois anos pesquisando. Em 2012 conseguiu usar as instalações de dois laboratórios da Universidade de Calgary e receber os conselhos de seus diretores Simon Trudel e David Cramb, condições excepcionais para um aluno do ensino médio.

Ele conseguiu ainda fazer testes para demonstrar a viabilidade da terapia. Um modelo matemático também foi desenvolvido para avaliar o tratamento sinérgico no plano teórico.

AFP

TAGS