PUBLICIDADE
Notícias

Bebidas açucaradas podem gerar 180 mil mortes por ano

O resultado indica que essas bebidas sejam responsáveis pela morte de 133 mil por diabetes, 44 mil mortes por doenças cardíacas e 6 mil mortes por câncer

14:35 | 20/03/2013
NULL
NULL

De acordo com estudo realizado na Harvard School of Public Health, nos EUA, é possível que bebidas açucaradas como refrigerantes e isotônicos possam ser a causa de 180 mil mortes por ano, registradas em todo o mundo.

A maioria das mortes (cerca de 78%), ocorreram em países de baixa e média renda. Para calcular o número dessas mortes possivelmente associadas a bebidas açucaradas, os pesquisadores fizeram uso de dados coletados por outros estudos, como o 2010 Global Burden Disease Study.

O resultado indica que essas bebidas sejam responsáveis pela morte de 133 mil por diabetes, 44 mil mortes por doenças cardíacas e 6 mil mortes por câncer.

Mesmo que uma relação direta da bebida com todos os casos registrados não possa ser comprovado, o açúcar nos refrigerantes, por exemplo, contribuem fortemente para o surgimento de uma série de doenças, incluindo principalmente diabetes, doenças cardíacas e alguns cânceres.

Mortes por diabetes ligadas ao consumo do refrigerante tiveram um maior número no Caribe e América Latina. Já o maior número de doenças cardíacas foi registrado na Rússia. A maior taxa de mortalidade total, incluindo todas as doenças citadas, foi computada no México, onde possui um dos mais altos níveis de consumo de bebida açucarada do mundo, com 318 mortes por um milhão de adultos a cada ano.

A menor taxa ficou para o país que menos consome a bebida, o Japão, com 10 mortes por um milhão de adultos.

Redação O POVO Online

TAGS