PUBLICIDADE
Notícias

Austrália denuncia doping frequente em todos os esportes

Anabolizantes, hormônios do crescimento ou insulina são consumidos pelos atletas profissionais na Austrália, fornecidos pelos médicos do esporte e preparadores físicos

11:40 | 07/02/2013
REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO

O doping é frequente em todos os esportes na Austrália, afirma um relatório oficial divulgado nesta quinta-feira, 7, e que estabelece "paralelos claros" com o caso Armstrong, mas sem anunciar as modalidades mais afetadas nem citar nomes.

Os "imperativos jurídicos" explicam que o relatório não contenha nenhum nome e protejam as federações examinadas, justificou a Comissão Australiana do Crime, agência governamental responsável pela luta contra o crime organizado, terrorismo, tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro.

Anabolizantes, hormônios do crescimento ou insulina "são consumidos pelos atletas profissionais na Austrália, fornecidos pelos médicos do esporte, os preparadores físicos e os serviços técnicos", denuncia o documento, que cita um "uso extenso" provado ou suposto.

"As conclusões são chocantes e vão a irritar os australianos amantes do esporte", reagiu o ministro do Interior, Jason Clare.
O documento de quase 50 páginas apresentado nesta quinta-feira estabelece "paralelos evidentes entre o que se descobriu na Austrália e a investigação da USDA (a agência americana antidoping) sobre Lance Armstrong", que no mês passado admitiu o uso de doping para vencer sete vezes o Tour de France (1999-2005).

O presidente da Federação Australiana de Críquete, James Sutherland, saiu de imediato em defesa de sua modalidade.

"Não existe nenhuma prova específica que permita acusar o críquete australiano", disse.

O presidente da Liga de Rúgbi, Dave Smith, admitiu que existem jogadores e clubes envolvidos.

AFP

TAGS