PUBLICIDADE
Notícias

Açúcar ameniza dor de injeção em bebês

A sacarose libera produtos químicos para aliviar a dor no corpo ou entra em contato com os receptores gustativos que induzem sentimentos de conforto

17:03 | 13/12/2012
NULL
NULL

De acordo com estudo divulgado na publicação científica The Lancet, gotas de açúcar podem servir como calmante para bebês na hora de levar injeção. A experiência mostrou que bebês receberam solução açucarada choraram menos em relação aos que receberam água.

Não é certo se bebês sentem mais dor do que as pessoas adultas, ou se somente são incapazes de expressá-la de maneira diferente, mas é certo que entre o nascimento e os 18 meses de vida eles podem receber até 15 injeções.

Segundo os estudos o açúcar desencadeia a liberação de produtos químicos para aliviar a dor no corpo ou entra em contato com os receptores gustativos que induzem sentimentos de conforto. Isso pode explicar a reação dos bebês que participaram da experiência.

Para chegar a esse resultado, foi preciso também fazer uma análise de 14 estudos, envolvendo um total de 1.551 crianças com idade entre um mês e um ano. Os cientistas não puderam concluir se o açúcar diminui a dor da agulha, mas ficou claro que a sacarose fez com que as crianças chorassem menos dois minutos antes de receber a injeção.

Os pesquisadores da Jordan University of Science and Technology esperam agora realizar futuros estudos para avaliar os efeitos de diferentes concentrações de açúcar.

Redação O POVO Online

TAGS