PUBLICIDADE
Notícias

Menina recebe até 12h de raios UV por dia para tratar doença rara

Atualmente, Brianna passa as noites em uma cama de fototerapia, porém, a única alternativa para a cura completa é um transplante de fígado

15:55 | 10/10/2012
NULL
NULL

Por conta de uma rara doença hepática, Brianna Minnich, de 9 anos, precisa passar até 12 horas por dia sob raios ultravioleta. Esse tratamento impede que a menina de Whitehall, EUA, fique com a pele amarelada.

A doença (síndrome Crigler-Najjar), que pode até causar danos cerebrais, é considerada rara, pois afeta apenas 200 pacientes em todo o mundo. A garota precisa dormir sob as luzes azuis para que sua condição seja controlada.

A síndrome é causada pela produção excessiva de bilirrubinas (restos de hemácias velhas e defeituosas pelo baço). O sintoma típico consiste no amarelamento da pele e dos olhos toda vez que a paciente é submetida a um momento de estresse ou a alguma mudança, que pode ser causada por outra doença ou ferimentos.

Atualmente, Brianna passa as noites em uma cama de fototerapia, porém, a única alternativa para a cura completa é um transplante de fígado, que só poderá ser realizado quando a menina for mais velha. As informações são do jornal Daily Mail.

Redação O POVO Online

TAGS