PUBLICIDADE
Notícias

Irmãs não conseguem reconhecer rostos por conta de doença rara

Elas não podem sair de casa desacompanhadas, pois não conseguem nem mesmo reconhecer os rostos de seus filhos e maridos

14:11 | 23/10/2012
NULL
NULL

Uma doença rara faz com que duas irmãs britânicas não consigam reconhecer faces (nem mesmo os próprios rostos no espelho). Donna Jones, de 30 anos, e Victoria Wardley, de 32, foram diagnosticadas com prosopagnosia ou "cegueira facial".

As irmãs, moradoras do condado de Yorkshire, não podem sair de casa desacompanhadas, pois não conseguem nem mesmo reconhecer os rostos de seus filhos e maridos, tendo bastante facilidade para se perderem na multidão. Elas também não costumam tirar fotografias, pois não possuem capacidade de identificar as pessoas.

De acordo com o jornal Daily Mail, Victoria diz conseguir visualizar os olhos ou o nariz de uma pessoa, mas quando tenta juntar as informações para compor a imagem de um rosto, sempre acaba falhando.

Antes de descobrirem a doença, as irmãs acreditavam que apenas não eram boas para lembrar fisionomias. Elas foram diagnosticadas com prosopagnosia a poucos anos.

A "cegueira facial" pode tanto ser causada por traumas neurológicos, como também por motivo nenhum, segundo a médica Sarah Bate. Cerca de 2% da população do Reino Unido possui algum grau de dificuldade para reconhecer feições.

Redação O POVO Online

TAGS