PUBLICIDADE
Notícias

Cientistas americanos questionam eficácia de vacina contra tosse coqueluche

08:50 | 13/09/2012
NULL
NULL

Cientistas americanos questionam a imunização, nos Estados Unidos, contra a tosse coqueluche, doença que matou 11 bebês e deixou milhares de pessoas doentes em um grande surto registrado em 2010.

Segundo o estudo, a vacina atual, conhecida como DTaP, desenvolvida para proteger contra coqueluche, tétano e difteria, perde muita eficácia nos cinco anos que se seguem à quinta dose dada à criança, como recomendam os Centros de Controle de Doenças (CDCs) do país.
A pesquisa foi realizada na Califórnia pelo Centro de Estudos de Vacinas Kaiser Permanente e publicada na versão online do New England Journal of Medicine.

O período coberto no estudo incluiu um grande surto de coqueluche, registrado na Califórnia em 2010, que matou 11 recém-nascidos e deixou doentes mais de 8.000 pessoas.

Nos Estados Unidos, os CDCs recomendam que as crianças tomem cinco doses da vacina, a primeira aos dois meses de vida e a última entre os quatro e os seis anos, um pouco antes do início da vida escolar.

O estudo foi o primeiro a se concentrar especificamente em uma grande população de crianças altamente imunizadas, que tinham tomado exclusivamente vacinas DTaP desde o nascimento e para as quais se passou tempo suficiente após a quinta dose para que o enfraquecimento da vacina pudesse ser analisado.

"Nossas descobertas sugerem que as medidas de controle da tosse coqueluche precisam ser reconsideradas. A prevenção de surtos futuros pode ser melhor alcançada com o desenvolvimento de novas vacinas para a doença ou a reformulação de vacinas existentes de forma a fornecer uma imunidade duradoura", explicou Nicola Klein, principal autora do estudo.

Para realizar a pesquisa, os cientistas compararam 277 crianças com idades entre os 4 e os 12 anos com exames positivos para tosse coqueluche, 3.318 crianças com exames negativos e 6.086 indivíduos de controle, acompanhados separadamente.

TAGS