PUBLICIDADE
Notícias

Consumo de álcool está ligado ao desenvolvimento de câncer

De acordo com o resultado das pesquisas, foi constatado que o acetaldeído pode causar dano ao DNA, agindo como um agente que pode levar ao desenvolvimento do câncer

08:37 | 23/08/2012
DIVULGAÇÃO, CERVEJA
DIVULGAÇÃO, CERVEJA

Estudos divulgados durante o Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química na última quarta-feira, 22, alertam para a ligação entre o consumo do álcool e o aparecimento de tumores cancerígenos.

Veja também: Como desviar dos riscos e perigos do álcool

Com base nas pesquisas, foi possível constatar que o acetaldeído, uma das substâncias produzidas pelo corpo humano ao metabolizar as moléculas de álcoool, pode causar dano ao DNA, agindo como um agente que pode levar ao desenvolvimento do câncer.

A autora do estudo, Ph.D Silvia Balbo, explicou que o corpo humano metaboliza as moléculas de álcool presente em destilados, cervejas e vinhos. O “acetaldeído” uma das substâncias provenientes deste metabolismo possui uma estrutura parecida com o “formaldeído”, composto cancerígeno. De acordo com o resultado das pesquisas, foi constatado que o acetaldeído pode causar dano ao DNA, agindo como um agente que pode levar ao desenvolvimento do câncer.

Ainda de acordo com a cientista, a maioria das pessoas tem um mecanismo de proteção natural altamente eficaz contra o efeito do álcool no DNA – a enzima “desidrogenase” converte o acetaldeído em acetato, que é uma substância inofensiva. Já o organismo de outros indivíduos, como 1,6 bilhão de asiáticos, não possuem esta enzima. Alguns nativos do Alasca e norte-americanos, também apresentam esta deficiência. Silvia ressalta, entretanto, que a maior parte das pessoas não desenvolverá câncer apenas por beber socialmente. Com informações do Globo.

 

Redação O POVO Online

TAGS