PUBLICIDADE
Notícias

Tempo seco durante o verão exige cuidados especiais

11:14 | 07/02/2012
O tempo seco e a baixa umidade do ar, junto com a poluição, favorecem infecções, ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, principalmente em crianças, idosos e doentes crônicos. Para evitar ou minimizar a ocorrência desses problemas de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde indica alguns cuidados importantes.

Com o tempo seco, mais partículas de diversos tipos ficam em suspensão no ar e são inaladas pelas pessoas, como o enxofre que sai do escapamento de veículos, poeira e restos de materiais queimados, entre outros. Alguns grupos específicos, como crianças, idosos e pessoas que já possuem algum tipo de problema respiratório, ficam mais vulneráveis nesse período e precisam redobrar os cuidados.

A Secretaria de Saúde de São Paulo aconselha algumas precauções que devem ser seguidas nesse período, como ingerir bastante líquido; não fazer exercícios físicos entre as 10 horas e 17 horas quando a umidade do ar estiver baixa; deixar um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir; não usar o umidificador elétrico por muitas horas seguidas porque o ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor; lavar as narinas com soro fisiológico e/ou faça inalações com o mesmo produto; manter os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira; e evitar frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas, como shoppings centers, supermercados e cinemas.
Agência Estado

TAGS