PUBLICIDADE
Notícias

Proibir cigarro no trabalho não aumenta a vontade de fumar em casa

11:33 | 14/02/2012
PARIS, 14 Fev 2012 (AFP) - A proibição de fumar no trabalho e em locais públicos não leva os fumantes a fumarem mais cigarros em casa, segundo um estudo de quatro países publicado nesta terça-feira pela revista especializada Tobacco Control.

Esta proibição pode até encorajar os fumantes a reduzir seu consumo, sugere o estudo.

A pesquisa foi realizada com 4.634 fumantes em duas fases - antes e depois da entrada em vigor da legislação que proíbe fumar em lugares públicos em Irlanda, França, Alemanha, Holanda e Reino Unido (à exceção da Escócia).

Após a aplicação da lei, o percentual de fumantes que pararam de fumar em casa cresceu significativamente nos quatro países, atingindo 25% na Irlanda, 17% na França, 38% na Alemanha e 28% nos Países Baixos.

Segundo os pesquisadores, liderados por Ute Mons do Centro Alemão de Pesquisa sobre o Câncer, em Heidelberg, estes resultados refutam a ideia de que a proibição de fumar nos locais públicos impulsiona a vontade de consumir em casa, com o risco de aumentar a exposição da família ao cigarro.

Antes da proibição, a maioria dos fumantes já tinha algumas restrições na própria casa (fumar só na varanda, etc.), mesmo em proporções variáveis de acordo com os países.

As restrições em casa são adotadas por fumantes que têm a vontade de parar de fumar, principalmente com o nascimento de um filho.

No Reino Unido, o percentual de fumantes que baniram o tabaco de suas casas aumentou 22% na segunda fase do estudo, que foi realizada poucos meses depois da entrada em vigor da lei.

Para os pesquisadores, banir o cigarro em locais públicos "pode encorajar os fumantes a interditarem completamente o fumo de seus lares".

TAGS