PUBLICIDADE
Notícias

Criado um remédio contra a malária a partir do tabaco

08:21 | 15/02/2012
A partir da alteração genética do tabaco, cientistas israelenses da Hebrew University conseguiram produzir um composto natural que tem ação rápida contra a malária. De acordo com comunicado enviado à imprensa, esta foi a primeira vez que se conseguiu produzir o composto artemisinina em laboratório.

"A artemisinina é produzida normalmente em pequenas quantidades pela erva artemisia annua, também conhecida como absinto doce, ingrediente ativo da planta Artemísia. Esse composto pode ser preparado artesanalmente, como descobriram os chineses, mas o custo proibitivo disso o tornava impraticável como medicamento", informa o comunicado.

A nova tecnologia permite, pela primeira vez, a oportunidade de se fabricar artemisinina acessível a partir do tabaco. "Esperamos que essa invenção ajude a controlar uma moléstia que afeta milhões de pessoas no mundo, principalmente nos países em desenvolvimento", disse em comunicado Yaacov Michlin, CEO da Yissum Reseach Development Company, empresa que vai comercializar o composto.
Agência Estado

TAGS