PUBLICIDADE
Notícias

Lançada iniciativa global para erradicar dez doenças tropicais

Entre os participantes estão a Fundação Bill & Melinda Gates e vários representantes da indústria farmacêutica

16:18 | 30/01/2012
GENEBRA, 30 Jan 2012 (AFP) -Uma iniciativa internacional, da qual participam entidades públicas e privadas, foi lançada nesta segunda-feira, 30, para concentrar esforços na erradicação de dez doenças tropicais que afetam aproximadamente um bilhão de pessoas em todo o mundo.

Participam da iniciativa a Fundação Bill & Melinda Gates e vários representantes da indústria farmacêutica, um segmento que se compromete a doar no futuro dezenas de milhões de doses de tratamentos para ajudar a erradicar estas enfermidades.

As doações se concentrarão em nove das Doenças Tropicais Desatendidas, que causam 90% das vítimas.

A cada ano, estas doenças matam ou afetam severamente milhões de pessoas pobres que vivem nas regiões tropicais ou subtropicais.

"Há décadas, sociedades farmacêuticas individuais investem dinheiro na pesquisa, preparam e produzem medicamentos para combater doenças e melhorar a vida dos pacientes", afirmou Eduardo Pisani, diretor-geral da Federação Internacional da Indústria de Medicamentos (FIIM).

Entre as doenças tropicais desatendidas mais graves estão a filariose linfática, também conhecida como elefantíase, e a doença do sono, transmitida pela picada mortal de uma mosca.

No total, 13 grandes laboratórios farmacêuticos se comprometeram a apoiar a iniciativa.

O Sanofi, por exemplo, promete apresentar um produto eficaz para erradicar a doença do sono em 2020, em parte com recursos da fundação de Bill Gates. O Novartis se concentrará na lepra.

O Merck se dedicará a desenvolver medicamentos para curar a esquistossomose, que causa 200 milhões de vítimas ao ano.

O laboratório Bayer se comprometeu a combater o Mal de Chagas, uma doença que afeta 10 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente na América Latina.

A Fundação Bill & Melinda Gates doará 363 milhões de dólares ao ano durante cinco anos para ajudar nas pesquisas e na compra de medicamentos

TAGS