Quem é George Lima? Conheça o candidato do Solidariedade à Prefeitura de Fortaleza

Lima manteve uma relação de alianças com o ex-governador Camilo Santana. Foi deputado estadual e atuou na Casa Civil durante gestão do ex-governador petista

Último candidato a ser anunciado e, em seguida, confirmado em convenção, o ex-deputado estadual George Lima é um dos nove postulantes à Prefeitura de Fortaleza, nas eleições de 2024. Ele concorre pelo Solidariedade e tem como vice a advogada Rachel Girão, da mesma sigla.

George Lima nasceu em Fortaleza, em 1971. É casado com Érika Markan Lima de Araújo e, juntos, têm duas filhas. Atuou como empresário, em setores como o de alimentos, imobiliário e com marcas do ramo automobilístico, como Honda e Audi.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Adentrou na política em 2018, segundo informado no portal oficial da Assembleia Legislativa, “pela sua forte vocação de relacionamento com as pessoas”. Concorreu a deputado estadual, mas ficou na suplência do Partido Verde, obtendo 8.375 votos. Hoje o PV integra uma federação com o PT e o PCdoB.

No ano seguinte, Lima integrou o governo de Camilo Santana, assessorando Élcio Batista (PSDB), que era titular da Casa Civil. Dois anos depois, Élcio foi indicado pela base de Camilo para ser candidato a vice de José Sarto (PDT), em uma chapa que saiu vencedora. Hoje, os grupos estão rompidos e Camilo apoia Evandro Leitão (PT) à Prefeitura, em oposição a Sarto.

George Lima assumiu, em 2021, como deputado estadual suplente na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Ainda conforme o portal oficial da Alece, ele defendia “economia verde, tendo como bandeiras a sustentabilidade, o desenvolvimento econômico e social.”

Em 2022, o deputado chegou a ser ventilado como pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB. No entanto, ele se filiou ao PDT e anunciou, na Alece, que não concorreria nas eleições daquele ano. Em dezembro, chegou a assumir por dois meses como deputado estadual titular, após a renúncia de Elmano de Freitas (PT) ao posto, para assumir como governador do Ceará.

Lima tem aliança antiga com Camilo e integra a base de Elmano de Freitas

Lima manteve uma relação de alianças com o ex-governador Camilo Santana. O ex-deputado foi à posse de Camilo, em Brasília, quando o hoje ministro da Educação foi alçado a senador.

Neste ano de 2024, Camilo apoiou fortemente a oficialização de Lima como novo presidente do Solidariedade Ceará. Movimento levou a sigla para a base de Elmano.

O atual presidente do Republicanos no Ceará, Chiquinho Feitosa, e o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, foram os responsáveis por fazer a articulação do partido para a base.

Apesar de integrar o governo, que lançou Evandro, Lima foi anunciado como candidato em Fortaleza, concorrendo diretamente com o petista. Anúncio veio na data limite das convenções, 5 de agosto, e o evento de oficialização se deu no mesmo dia.

Ao O POVO, George explicou que a sigla vinha “analisando com calma" e o partido tinha “condição de lançar um candidato à majoritária”. Ele explicou que, desde o início do ano, vinha dialogando com nomes para disputar vagas no Legislativo, mas a investida não deu certo e os eventuais candidatos migraram para o Progressistas

“Porque nós não lançamos, não fizemos base para uma candidatura de vereador. A gente não montou chapa. A chapa que a gente vinha montando foi desfeita e o partido ficar de fora de uma eleição é muito ruim para nossa continuidade na política. Vem aí as eleições futuras e a gente resolveu marcar território lançando candidatura", argumentou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Camilo Santana Elmano de Freitas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar