Superterça: o que é e como define as eleições nos EUA

A nova fase das primárias presidenciais reúne eleitores de vários estados na mesma data para escolha de candidatos dos partidos Republicano e Democrata

Esta terça-feira, 5 de março, pode ajudar na definição de dois candidatos presidenciais nos Estados Unidos. A data reúne 15 estados e um território norte-americano para votação em mais primárias e caucus dos partidos Republicano e Democrata.

Popularmente conhecido como “Super Tuesday” (ou Superterça, em português), o dia também pode acontecer em fevereiro, embora março seja o mês usual. O período ainda define parte dos delegados que os candidatos devem receber para oficializar sua posição.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Saiba o que esperar da Superterça em 2024.

O que acontece na Superterça?

Na Superterça, os eleitores dos partidos Democrata e Republicano se agrupam para votar no candidato presidencial que os representará. O ciclo depende de outras votações para começar, acontecidas em Iowa e New Hampshire.

Em 2016, cerca de 22% de todos os delegados da convenção para os Democratas e 25% para os Republicanos foram escolhidos no mesmo dia, conforme o National Constitutional Center.

São os delegados que representarão os seus estados em votação oficial para a escolha do candidato de cada partido.

Quais estados têm a Superterça neste 5 de março?

Na terça-feira, 5 de março, 15 estados e um território norte-americano apresentarão suas primárias e caucus para dispor de seus delegados. Confira a lista a seguir:

  • Alabama
  • Alasca
  • Arkansas
  • Califórnia
  • Colorado
  • Maine
  • Massachusetts
  • Minnesota
  • Carolina do Norte
  • Oklahoma
  • Tennessee
  • Texas
  • Utah
  • Vermont
  • Virgínia
  • Samoa Americana (território)

Quais as chances de Trump na Superterça?

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lidera como o candidato de seu partido, o Republicano. Com as desistências de Ron DeSantis e Vivek Ramaswamy, a única “rival” de Trump é Nikki Haley.

Entre os 299 delegados já distribuídos nas últimas primárias republicanas, Haley, que apresenta 43, provavelmente não conseguirá superar Trump, com 244. Para que um dos candidatos vença, um mínimo de 1.215 delegados deve ser alcançado.

Segundo o jornal The New York Times, a Superterça representará 874 dos 2.429 delegados republicanos, ou seja, 36% do total.

Quais as chances de Biden na Superterça?

O atual presidente dos EUA, Joe Biden, segue invicto e sem opositores fortes no Partido Democrata. O candidato à reeleição disputa com Dean Philips e Marianne Williamson, ambos sem delegados acumulados.

Por outro lado, Biden possui 299 delegados e precisará de 1.968 para manter sua posição, o que provavelmente será consolidado na Superterça.

Como surgiu a Superterça?

Os primeiros registros do termo Superterça podem ser encontrados em nota sobre as primárias de 1976 no jornal Lodi News-Sentinel, da Califórnia. “Rumo ao que ficou conhecido como ‘Superterça’, Ford lidera Reagan com 822 a 651”, destaca o veículo.

Outra referência à data inclui o ano de 1984, quando três “Superterças” aconteceram, terminando com a "Super Terça III", que garantiu a indicação democrata para Walter Mondale. As informações são da professora de Ciência Política da Universidade de Minnesota, Paula O’Loughlin, ao canal KSTP-TV.

No sentido contemporâneo, a primeira Superterça “oficial” foi idealizada no final da década de 1980, em 1988, seguindo a derrota de Mondale para Reagan, quatro anos antes.

“Os líderes democratas em vários estados do Sul argumentaram que, se seus estados realizassem suas disputas de indicação no mesmo dia, relativamente cedo ao longo do ciclo, poderiam aumentar as hipóteses de que alguém da região (...) conseguisse a nomeação”, explica Drew DeSilver em publicação no laboratório Pew Research Center.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

superterca superterca eua eleicoes eua estados unidos joe biden donald trump

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar