Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Novo chanceler elogia EUA, Israel e países comandados pela extrema-direita

19:10 | Jan. 02, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O novo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, elogiou nesta quarta-feira, 2, no discurso de posse do seu cargo as políticas externas dos Estados Unidos, de Israel, e de países europeus, como a Itália, a Hungria e a Polônia.

Ao defender uma diplomacia brasileira preocupada com questões nacionais e contra o globalismo, Araújo disse que admira o "exemplo de Israel, que nunca deixou de ser nação mesmo quando não tinha solo". Daí adiante, citou os Estados Unidos, do presidente Donald Trump, e os países latino-americanos que, segundo ele, se "livraram do Foro de São Paulo". O novo chanceler disse também admirar a "luta do povo venezuelano contra a tirania de (Nicolás) Maduro".

Araújo disse admirar ainda as chancelarias italiana, húngara e polonesa. Os três países têm em comum o fato de ter tido uma guinada à extrema-direita nos últimos anos. "Nós admiramos aqueles (países) que se afirmam", comentou.

Mesmo sem citar nominalmente chanceleres anteriores a ele, Araújo disse que se arrisca a dizer que a "diplomacia brasileira estava fora de si mesma". "O Itamaraty não pode achar que pode ser melhor que o Brasil. Estou certo de fazer o Itamaraty mais fiel a si mesmo e ao Brasil", afirmou.

Agência Estado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar