Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Esquema de segurança da posse inclui agentes especializados em defesa química

12:00 | Jan. 01, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um forte esquema de segurança já está montado na Esplanada dos Ministérios para a cerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro. Logo no primeiro ponto de revista, um caminhão de som alerta que, "para a festa de paz" e para garantir a segurança, "vários atiradores estão posicionados, além de agentes especializados em defesa química, biológica e nuclear".

Pessoas que vieram à Esplanada para acompanhar a posse não enfrentam, por enquanto, longas filas para passar em dois postos de revista. Frutas precisam ser cortadas e somente sacos transparentes são permitidos. Superada a barreira, populares têm um espaço limitado para circulação. Desta vez é permitido o acesso apenas no gramado central, sem a possibilidade de movimentação para áreas próximas dos prédios dos Ministérios.

Tapumes foram montados em frente à Catedral, onde deverá ter início o desfile do presidente eleito. Populares não poderão acompanhar esse início.

O tenente coronel Henrique Pinto informou que 2.900 homens da Polícia Militar já participam da operação de segurança na Esplanada. No efetivo, homens do Corpo de Bombeiros, Exército e a Caesb - companhia encarregada da distribuição de água potável, visto que não é permitida a entrada com garrafas de água ou ambulantes.

Por enquanto, há na Esplanada mais policiais do que pessoas interessadas em acompanhar a posse. O porta-voz da Polícia Militar, major Michello Bueno, disse não ser possível, ainda, dizer quantas pessoas já chegaram à Esplanada. "Elas estão espalhadas. Pode ter duas mil, três mil. Mas o movimento está crescendo".

Agência Estado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar