Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Eduardo Bolsonaro retorna ao Rio após visitar o pai na ilha da Marambaia

15:10 | Dez. 26, 2018 Autor - Tipo Notícia
O deputado Eduardo Bolsonaro retornou ao Rio por volta das 15 horas. Ele estava na ilha da Marambaia, onde passou a manhã com o pai, o presidente eleito, Jair Bolsonaro. Eduardo chegou ao local por volta das 9 horas, acompanhado da noiva, Heloisa Wolf.

Como a futura primeira dama, Michelle Bolsonaro, Eduardo, adotou as camisetas com mensagens. O modelo da usada pelo deputado dizia: "Aqui de boas procurando onde o comunismo funcionou."

Nos cinco dias em que Bolsonaro está na Ilha, apenas o senador eleito Flávio Bolsonaro e o filho mais novo Jair Renan, não foram vistos na ilha.

Flávio tem sido questionado sobre as movimentações financeiras de seu ex-assessor Fabricio Queiroz, rastreadas pelo Coaf. Até agora nem ele nem Fabrício prestaram esclarecimentos.

Agência Estado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Prefeitura do Rio planeja um ano de festas para celebrar reabertura

Geral
2021-07-29 18:37:59 Autor Agência Brasil Tipo Notícia

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes anunciou hoje (29) que a cidade fará um ano de eventos para marcar a reabertura que está prevista com o avanço da vacinação contra a covid-19. Na programação, o prefeito antecipou que realizará o "maior Reveillon da história da cidade" e também vai apoiar as escolas de samba para o desfile na Marquês de Sapucaí. 

Caso as projeções se confirmem, tanto a festa de Ano Novo quanto o Carnaval devem ocorrer quando o uso de máscaras já tiver deixado de ser obrigatório na maior parte da cidade, o que está previsto para ocorrer em 15 de novembro.

"Nada é mais antagonista, nada é mais adversário, mais diferente do Rio do que o coronavírus. Essa é uma cidade do encontro, do abraço, da celebração", disse Paes. "Nosso desejo é que o Rio seja a cidade do mundo inteiro que melhor celebre esse momento de reencontro da humanidade, da civilização, com ela mesma". 

O prefeito destacou que, apesar do horizonte de reabertura, a pandemia não acabou e ainda requer que a população mantenha as medidas de prevenção, como o uso de máscara, o distanciamento social e a higiene de mãos e respiratória. Além disso, a retomada depende de que os cariocas continuem a se vacinar, já que o plano anunciado hoje prevê percentuais vacinais mínimos para avançar em cada uma das três etapas. 

Segundo o plano, se 80% dos cariocas tiverem tomado a primeira dose em 15 de novembro e 75% tiverem recebido a segunda dose, será possível liberar a população do distanciamento social e do uso de máscaras, que passarão a ser obrigatórias somente no transporte público e em unidades de saúde.

O calendário de eventos que marcará a reabertura vai começar já em 2 de setembro, com um festival que terá atividades culturais, artísticas e gastronômicas em espaços abertos. O evento contará com um ponto facultativo em 3 de setembro e vai se estender até o dia 5 de setembro. Estão previstos também a apresentação de DJs na orla, campeonatos de futebol e atividades esportivas ao ar livre.

Outros eventos serão anunciados futuramente, compondo um calendário anual que será concluído em 2 de setembro de 2022, quando Paes vai propor que seja criado um novo feriado municipal, o Dia do Reencontro. Paes aproveitou o anúncio para fazer um pedido público aos organizadores do Rock in Rio para que tentem realizar o festival, programado para o ano que vem, incluindo essa data.

"Não tem presente maior para essa cidade do que comemorar o aniversário de um ano de reencontro, com o feriado do reencontro e a abertura do Rock in Rio".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Apresentado oficialmente no Ceará, Airton diz que pode atuar como centroavante

APRESENTAÇÃO
2021-07-29 18:32:00 Autor Mateus Moura Tipo Noticia

Anunciado pelo Ceará na última sexta-feira, 23, Airton foi apresentado oficialmente na tarde desta quinta-feira, 29, no estádio Carlos de Alencar Pinto. O atacante de 22 anos, que fez sua estreia pelo Vovô no empate por 0 a 0 contra o Sport-PE, pela Série A do Campeonato Brasileiro, no domingo, 25, comemorou o acerto com o Alvinegro, disse estar confortável para atuar em diferentes posições do setor ofensivo e falou sobre as expectativas do Clássico-Rei.

Emprestado pelo Cruzeiro até o fim da temporada 2021 e com a possibilidade de prorrogar o contrato até o fim do Campeonato Cearense de 2022, o extremo paraense contou que não pensou duas vezes em aceitar a proposta do Ceará.

LEIA MAIS

+ Velocidade e habilidade: Guto Ferreira elogia Airton e Erick, reforços do Ceará

+ Ceará vende atleta da base por valor milionário ao Internacional

"Quando chegou a proposta do Ceará, foi algo muito fácil. O projeto é bom, a estrutura é boa e o clube é maravilhoso. Eu tenho certeza que fiz a escolha certa e que tudo irá fluir bem", disse o atacante.

O novo camisa 7 do Alvinegro foi regularizado no mesmo dia do seu anúncio, na última sexta-feira, 23, e seguiu com a delegação para Recife, onde atuou no segundo tempo da partida diante do Sport-PE, pela Série A, em seu jogo de estreia pelo Vovô. Ponta de ofício, Airton foi utilizado por Guto Ferreira de forma centralizada, substituindo o centroavante Cléber.

"Nós tivemos uma conversa, eu e o Guto, e ele decidiu me utilizar centralizado naquele jogo. Eu vim para ajudar, não importa a posição, eu quero que o Ceará consiga seus objetivos. Eu me sinto confortável para fazer as três posições do ataque: ponta direita, ponta esquerda e central. Não tenho problema de jogar em qualquer posicionamento", explicou.

Na atual temporada pelo Cruzeiro, o atacante participou de 26 jogos e marcou dois gols, sendo um pela Série B do Campeonato Brasileiro, onde atuou em nove partidas pelo clube mineiro. Com ritmo de jogo, Airton se diz preparado para disputar a titularidade no Vovô.

"Fisicamente eu estou 100%. Estava jogando regularmente pelo Cruzeiro e estou treinando forte no Ceará. Vai ser uma opção do treinador. Quem ele decidir colocar no momento, será a escolha certa", pontuou.

Visando o seu primeiro Clássico-Rei com a camisa do Alvinegro, que acontece domingo, 1 de julho, às 20h30min, pela 14ª rodada da Série A do Brasileirão, Airton projeta uma partida cheia de emoções, mas ressalta a necessidade da vitória.

"Já conversei com alguns amigos que jogaram esse clássico e eles disseram que é muito pegado. É um jogo super importante, estamos nos preparando muito para essa partida. Vai ser um clássico difícil e cheio de emoções, mas tenho certeza que estamos prontos para alcançarmos nosso objetivo."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Com dois gols de pênalti, Fortaleza vence CRB e abre vantagem na Copa do Brasil

Triunfo tricolor
2021-07-29 18:29:00 Autor Afonso Ribeiro Tipo Noticia

O Fortaleza tomou um susto e saiu atrás do placar, mas contou com a eficiência do experiente artilheiro Wellington Paulista em cobranças de pênaltis para virar o jogo e bater o CRB-AL por 2 a 1, nesta quinta-feira, 29, na Arena Castelão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O resultado deixa a equipe do Pici em vantagem no duelo de volta para avançar à próxima fase.

O Tricolor dominou a partida, mas sofreu gol de Nicolas Careca na reta final do primeiro tempo. Na segunda etapa, com a entrada do camisa 9, as duas penalidades foram convertidas e asseguraram o resultado positivo dentro de casa.

O confronto de volta entre as equipes será na próxima quarta-feira, 4, às 16h30min, no estádio Rei Pelé, em Maceió. O time de Juan Pablo Vojvoda precisa apenas de um empate para garantir vaga. O classificado avança às quartas de final do torneio regional e embolsa premiação de R$ 3,45 milhões.

Antes disso, porém, o Leão volta a campo para disputar Clássico-Rei contra o Ceará, no próximo domingo, 1º, a partir das 20h30min, no Castelão, pela 14ª rodada da Série A.

O jogo

Sem contar com o zagueiro Marcelo Benevenuto, que já atuou na Copa do Brasil pelo Botafogo-RJ, o técnico Juan Pablo Vojvoda deu vez a Jackson na defesa do Fortaleza. Romarinho apareceu no posto de Matheus Vargas, poupado, e Marcelo Boeck se manteve entre os titulares.

Em busca do resultado positivo, o Tricolor se lançou ao ataque desde os primeiros instantes. Logo aos 50 segundos, David fez jogada individual pela esquerda, encarou dois marcados e invadiu a área para chutar por cima do gol de Diogo Silva. O CRB-AL respondeu aos dois minutos, quando Boeck errou passe na saída de bola, Nicolas Careca aproveitou e rolou para Diego Torres, que arrematou de primeira para fora.

Daí em diante, com maior posse de bola e presença absoluta no campo ofensivo, o Leão assumiu as rédeas da primeira etapa e dominou. Aos 11, David recebeu passe na área, fintou o marcador e reclamou de pênalti ao ser tocado. O árbitro Paulo Roberto Alves Júnior foi acionado para revisar o lance na cabine do VAR, manteve a decisão de campo e não marcou pênalti.

Quatro minutos depois, após troca de passes, Yago Pikachu recebeu bola na ponta direita, cruzou, David tentou desviar, mas Reginaldo cortou na frente do gol e mandou para escanteio. Aos 22, Éderson arriscou chute colocado por cima do gol e levou perigo.

Com ritmo de menor intensidade na reta final do primeiro tempo, o Galo da Pajuçara aproveitou um lance de bola parada para abrir o placar: aos 40 minutos, Gum cobrou falta da intermediária e fez lançamento para Nicolas Careca, que emendou de primeira e encheu o pé para superar Boeck e abrir o placar. O assistente apontou impedimento, mas o lance foi revisado pelo VAR e o gol foi validado.

Na volta do intervalo, o Fortaleza mostrou volume de jogo para tentar balançar as redes e também cedeu espaços, o que quase permitiu ao time alagoano a chance de ampliar o placar. Ainda no primeiro minuto, Lucas Crispim fez cruzamento, a zaga visitante cortou mal, Romarinho pegou a sobra e encheu o pé dentro da área, mas Diogo Silva se esticou para fazer boa defesa.

Cinco minutos depois, Robson recebeu passe rasteiro em profundidade, tocou para Romarinho, que rolou para David, e o camisa 17 finalizou cruzado para defesa do goleiro alvirrubro. No contra-ataque, Nicolas Careca partiu em velocidade pela esquerda, invadiu a área e tocou para Diego Torres, que recebeu livre e mandou por cima da meta tricolor.

Aos oito minutos, Lucas Crispim cobrou falta colocada da entrada da área, e Diogo Silva apareceu novamente para defender. Aos 13, Pikachu experiementou chute de perna esquerda por cima da meta. Sete minutos mais tarde, Crispim achou Pikachu na entrada da área, e o camisa 22 rolou para Matheus Vargas, que bateu colocado, de primeira, à esquerda de Diogo Silva com perigo.

A pressão dos donos da casa surtiu efeito e se traduziu em bola na rede. Aos 24 minutos, Wellington Paulista recebeu lançamento na área, caiu em disputa com Gum, e o árbitro marcou pênalti. O próprio camisa 9 cobrou forte no canto superior e converteu. Cinco minutos depois, Yago Pikachu chutou para o gol, a bola desviou na mão de Reginaldo, e o VAR acionou o árbitro, que marcou novo pênalti. Wellington Paulista bateu de novo para fazer 2 a 1.

Com a mudança no placar, o CRB-AL se lançou ao ataque para tentar arrancar o empate, o Fortaleza aproveitou os espaços nos contragolpes. Aos 35, Felipe avançou com a bola até a entrada da área e tocou para Robson, que finalizou rasteiro e viu Diogo Silva evitar o terceiro gol com o pé. Nos minutos finais, o Tricolor segurou as investidas do time alagoano e garantiu o triunfo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Irmã de Ciro Nogueira, da Casa Civil, ganhou cargo em estatal com salário de R$ 18 mil

CENTRÃO
2021-07-29 18:27:00 Autor Tipo Noticia

A irmã do novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, foi nomeada para um cargo comissionado na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com um salário de R$17.875,55. A informação é do jornal Metrópoles.

A advogada Juliana e Silva Nogueira Lima é irmão mais nova do ministro e conseguiu o posto na estatal em 2019, onde atua como assessora do presidente da Codevasf.

A estatal esteve no centro do debate após reportagem do Estadão, que detalhou o esquema que ficou conhecido como “orçamento paralelo”.

A Codevasf, também conhecida como “estatal do Centrão”, é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional e foi a principal contemplada pelas indicações ao Orçamento. Ao todo, foram R$ 459 milhões distribuídos entre as sedes regionais da empresa, que estão sob a direção de indicações políticas.

O então senador Ciro Nogueira, por exemplo, indicou R$ 50 milhões do Orçamento à estatal. Ele é encarregado ainda da indicação do titular da 7° Superintendência Regional da Codevasf, administrada por Inaldo Pereira Guerra, em Teresina. O diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Davidson Tolentino, também foi designado ao cargo novo ministro.

Na última terça-feira, 27, Ciro Nogueira anunciou que assumiria o Ministério da Casa Civil a convite do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União logo no dia seguinte.

Nogueira é presidente do Progressistas, um dos principais partidos do Centrão, e assume o Ministério em meio ao desgaste gerado pela CPI da Covid, que investiga a atuação do Governo Federal no enfrentamento à pandemia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Simone Biles enterra de vez a "coisa de mulherzinha"

2021-07-29 18:23:36 Autor Regina Ribeiro Tipo Análise

 

Acostumadas, por séculos, a engolir sapos e fazer das tripas coração, como dizia minha mãe, as mulheres da nova geração reagem e põem limites às suas dores. E não falo apenas das dores físicas que costumam deixar impressões no nosso corpo de mulher, mas, principalmente, as dores da alma, aquelas que doem silenciosamente quando a cabeça pende no travesseiro.

Por isso, achei digna a decisão da ginasta Simone Biles em desistir das provas nas Olimpíadas de Tóquio no início desta semana. Saiu para preservar a saúde mental. Não se estar ou sentir-se bem, aos poucos, deixa de ser “coisa de mulherzinha”, “chilique de menininha”, “falta de homem” ou "de uma rede para lavar”. Não estar bem é sentir que algo está tão errado por dentro que turva tudo pelo lado de fora. É dar de cara com um incômodo imenso que não se sabe direito de onde vem, mas ele existe a ponto de quase poder ser tocado.

Nesses momentos, os compromissos, a família e os outros crescem como monstros na nossa frente e, por vezes, o antídoto é esconder rapidamente a nossa fragilidade e seguir, cambaleando, mas seguir, quando o ideal seria dizer: Não estou bem. Espera um pouco. Preciso de um tempo. Não é possível dessa forma. Não quero. Não vou.

 

" Há um lugar muito íntimo que apenas cada uma de nós reconhece como confortável. É desse lugar que podemos aprender a falar."

 

Uma vez, ouvi que um "não" dito por uma mulher é como um “não” dito por um diplomata. E continuou o rapaz: “Diplomata quando diz não, na verdade, está dizendo um ‘talvez´”. E a história está cheia de mulheres que o mundo viu morrer, diplomaticamente, dominadas pelos demônios dos quais falou Simone Biles. Na última quinta-feira, a ginasta afirmou por meio das suas mídias: “Assim que eu piso no tablado, sou só eu e minha cabeça, lidando com demônios. Tenho que fazer o que é certo para mim e me concentrar na minha saúde mental”.

Quantas mulheres não conseguiram lidar com seus demônios como Marilyn Monroe, Amy Winehouse, Janis Joplin, Judy Garland, todas elas famosas, ricas e lindas. Simone não quer apenas fazer movimentos na ar, cair equilibradíssima e ganhar medalhas: “Sinto que não estou me divertindo tanto. Senti que seria melhor ficar em segundo plano, trabalhar minha concentração e bem estar”, disse numa entrevista após deixar a competição.

Nenhuma de nós é só trabalho, resultados, planilhas, sucesso, filhos, marido, parentes, os outros. Há um lugar muito íntimo que apenas cada uma de nós reconhece como confortável. É desse lugar que podemos aprender a falar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags