Participamos do

Sites de notícias europeus acompanham apuração no Brasil de perto

20:50 | Out. 07, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os sites de jornais europeus estão acompanhando bem de perto e em tempo real a apuração das urnas no Brasil. O britânico Financial Times, por exemplo, trouxe há pouco que o candidato Jair Bolsonaro assumiu forte liderança, com mais de 48% dos votos válidos das urnas apuradas até o momento da sua publicação. Lembrou, no entanto, que se o porcentual se mantiver, é insuficiente para vencer o pleito já no primeiro turno. A votação dos brasileiros em Londres, entretanto, foi maciça para o candidato, que recebeu mais de 51% dos votos válidos.

A votação no Brasil também é destaque do site do português Diário do Povo, que mantém o assunto em sua home. A página informa que em Lisboa a votação no ex-capitão do exército foi ainda mais expressiva, de 59,80% dos votos válidos. A principal notícia do francês Le Monde na internet também vem do Brasil e cita a disparada do candidato do PSL no primeiro turno. Lá, o campeão dos votos foi Ciro Gomes (PDT), com 31,11% do total e Bolsonaro ficou na terceira posição, com 21,1% dos votos.

No site alemão da emissora Deutsche Welle, a ênfase é em Bolsonaro estar perto de vencer já no primeiro turno. "Se o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro obtiver mais de 50 por cento na contagem final de votos, ele conquistará a presidência. Fernando Haddad, o substituto do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, tem 26 por cento", trouxe a publicação. Lá, enquanto Berlim votou mais em Ciro (36,3%), em Frankfurt foi Bolsonaro que recebeu mais votos (40,8%). Cerca de 500 mil brasileiros estão aptos a votar no exterior.

Agência Estado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente