Participamos do

Disputa para o Senado no RS permanece com Fogaça (MDB) e Paim (PT) na liderança

15:00 | Set. 22, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pesquisa Ibope para a disputa ao Senado no Rio Grande do Sul nas eleições 2018 divulgada neste sábado, 22, aponta pela quarta vez seguida José Fogaça(MDB) e Paulo Paim (PT) na liderança. O emedebista aparece com 31% das intenções de voto, mesmo índice da pesquisa anterior, divulgada no dia 14 de setembro. Já o petista registra 30%, oscilação de três pontos para cima em relação ao último levantamento. Os dois estão tecnicamente empatados. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Beto Albuquerque (PSB) vem em seguida com 19% das intenções de voto - dois pontos a menos que na pesquisa anterior. Carmen Flores (PSL) tinha 7% e agora está com 9%. Luis Carlos Heinze (PP) permaneceu com os mesmos 8%. Abigail Pereira (PCdoB) foi de 5% para 6%. Sandra Weber (Solidariedade) oscilou 1 ponto para baixo e está com 4%. Ana Varela (Podemos) está com os mesmos 4%.

João Augusto Gomes (PSTU) foi de 1% para 2%. Cleber Soares (PCB) e Luiz Carlos Machado (DC) oscilaram de 2% para 1%. Mario Bernd (PPS), Marli Schaule (PSTU) e Luiz Delvair (PCO) têm 1% cada. Romer Guex (PSOL) não pontuou. Brancos e nulos para a primeira vaga somam 16%, para a segunda vaga, 22% - 45% não sabem ou não responderam.

Na modalidade espontânea - quando não são apresentados os nomes dos candidatos -, Paulo Paim concentrou 11% das intenções de voto, seguido por José Fogaça (7%), Beto Albuquerque (6%), Luis Carlos Heinze (3%), Carmen Flores (2%) e Abigail Pereira (2%). Sandra Weber, Ana Varela, João Augusto Gomes e Luiz Carlos Machado foram citados, mas não pontuaram.

O Ibope ouviu 1.204 eleitores entre os dias 18 e 20 de setembro. A pesquisa, encomendada pelo Grupo RBS, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número RS-07856/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00497/2018.

Agência Estado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente