PUBLICIDADE
Notícias

Aloysio e chanceler colombiana discutem crise nas fronteiras com a Venezuela

15:00 | 21/02/2018
Os governos de Brasil e Colômbia trocaram informações nesta quarta-feira, 21, sobre as formas de apoio que cada país tem dado aos migrantes venezuelanos, durante reunião dos ministros das áreas de Relações Exteriores e Defesa dos dois países. Segundo informou o chanceler Aloysio Nunes Ferreira, foi uma conversa com o intuito de "aprofundar uma cooperação que já existe."

A chanceler colombiana, Maria Angela Holguín, disse que veio ouvir e aprender o que tem feito o Brasil e compartilhar a experiência de seu país. A Colômbia é o destino da maior parte das pessoas que deixam a Venezuela em busca de alimento, assistência a saúde e trabalho.

Em declaração à imprensa, Aloysio disse que Brasil e Colômbia estão alinhados politicamente e fez votos que a Venezuela retome a via democrática por meio de solução encontrada pelo próprio povo, expressando sua vontade nas urnas.

Os ministros da Defesa de Brasil e Colômbia assinaram nesta quarta um memorando de entendimento na área de desminagem, que é outro tópico da relação entre os dois países. Segundo a chanceler, a Colômbia já foi o segundo país com mais minas terrestres no mundo. O memorando permite aumentar a presença de militares brasileiros no trabalho de remoção desses artefatos.

Aloysio destacou ainda o crescimento de 25% no volume de comércio entre os dois países no ano passado. A ideia é realizar um encontro entre empresários de Brasil e Colômbia para aumentar o intercâmbio. Ele comentou que, no ano que vem, os dois países terão praticamente uma zona de livre comércio, com a redução a zero das tarifas de importação. Estão em negociação ainda acordos de proteção de investimentos e de compras governamentais.

A chanceler agradeceu o Brasil por acompanhar o processo de paz com as Farc e frisou que a cooperação técnica na área agrícola será fundamental para o período pós-conflito em seu país. O Brasil ainda participa das negociações de paz do governo colombiano com a ALN.

Holguín deverá ser recebida mais tarde pelo presidente Michel Temer. Na semana passada, ele editou um decreto e uma Medida Provisória para ampliar as ações de ajuda aos venezuelanos que ingressaram no Brasil, principalmente pela fronteira com Roraima.

Agência Estado

TAGS
Polícia Federal

Seis homens são mortos ao tentar roubar avião que transportava dinheiro em Pernambuco

  • 2 LOTERIA

    Mega Sena Concurso 2082 sai para apenas um apostador; confira resultado

  • 3 LOTERIA

    Lotofácil Concurso 1716: prêmio acumula para R$ 4 milhões e 500 mil; confira resultado

  • 4 eleições

    Perdeu o debate entre candidatos a presidente no SBT? Assista aqui

  • 5 ELEIÇÕES 2018

    Bolsonaro e Haddad oscilam para baixo na nova pesquisa Ibope

  • Destaques do dia