PUBLICIDADE
Notícias

Escola de SP recebe o nome do jornalista Ruy Mesquita

08:10 | 05/10/2017
Foi inaugurada nesta quarta-feira, 27, a placa que dá o nome do jornalista Ruy Mesquita a uma escola na zona norte de São Paulo. Ruy Mesquita foi diretor do jornal O Estado de S. Paulo até 2013, quando morreu.

Aberta em 2012 como Escola Estadual Jardim Carombé, a unidade de ensino fundamental 2 (6.º ao 9.º ano) da Vila Brasilândia mudou de nome por meio de um decreto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e agora homenageia o jornalista.

Nesta quarta, em uma cerimônia que contou com a presença do editor de Opinião do jornal, Antonio Carlos Pereira, do secretário de Educação do Estado, José Renato Nalini, e do deputado estadual Celino Cardoso (PSDB), alunos, professores e dirigentes celebraram a nova identidade.

"A nossa escola agora é como um filho órfão que se vê acolhido, pois a partir daí tudo muda. Ganhamos uma família, e família requer proteção, reconhecimento, orgulho, amor e respeito", declarou o estudante do 9.º ano Diego Vieira da Silva, de 15 anos, que fez um pequeno discurso em nome dos cerca de 1.200 alunos que estudam no colégio.

Antes de sua fala, o coral da escola cantou as músicas "Aquarela do Brasil" e "Trem Bala". Alguns estudantes também fizeram um pequeno desfile de moda com roupas doadas na campanha do agasalho, sobre uma passarela montada com páginas de revista.

Pereira, emocionado, lembrou o amigo de mais de 50 anos. "Ele (Ruy Mesquita) tinha duas preocupações básicas: com a juventude e com o bem-estar e o progresso deste País. Na verdade, ele tinha uma única preocupação. Porque a juventude é o País. Se ele visse vocês hoje aqui, estaria muitíssimo orgulhoso. Ele poria a mão no meu ombro e diria: Tonico, nas cosas buenas, buenas están."

Farol

Nalini afirmou que o novo nome da escola já está e deve continuar inspirando as crianças a desenvolverem características que o secretário definiu como necessárias para futuros profissionais, como criatividade, engenhosidade e empreendedorismo.

"É importante que vocês tenham como patrono da escola uma pessoa que foi pioneira com o Jornal da Tarde, que era um jornal maravilhoso, que o Brasil inteiro acompanhava porque era inovador, moderno, contemporâneo, explorava assuntos que outros jornais não exploravam. O nome do dr. Ruy vai ser um farol para vocês."

Ruy Mesquita criou e dirigiu o Jornal da Tarde e assumiu a direção de O Estado de S. Paulo em 1996, após a morte do irmão, Julio de Mesquita Neto. Foi também diretor de Opinião do Estado entre 2003 e 2013, quando morreu.

Futuros jornalistas

Desde o início do semestre, quando a escola voltou das férias já com o novo nome, as crianças têm feito pesquisas sobre o dr. Ruy - como era conhecido - nas aulas de Língua Portuguesa. Eles também vêm planejando a criação de um jornal e de um programa de rádio para a escola.

Pelo menos dois alunos pegaram gosto pela coisa e já sonham em ser jornalistas, como foi Ruy Mesquita. Para Tacielen Rodrigues, de 14 anos, o jornalismo pode "abrir portas" e permite saber mais coisas.

Esse também é o plano de Gabriel Xavier, de 14 anos. "É meu sonho. Com a mudança do nome, aprendemos que ele foi um dos mais renomados jornalistas." Gabriel não vê a hora de começar o jornal, para poder "fazer matéria de tudo, do que está acontecendo na escola, no bairro, no mundo".

Estrutura

A escola que homenageia o jornalista Ruy Mesquita fica localizada na Rua Rosalvo José da Silva, s/n, cercado por uma comunidade carente da Brasilândia. A unidade tem 17 salas de aulas e ocupa dois prédios. Faz parte de um complexo de ensino que tem, ao lado, a Escola Estadual Renato de Arruda Penteado.

O espaço da escola Jornalista Ruy Mesquita é usado também pelo programa Escola da Família. Moradores da região têm no local uma quadra esportiva coberta, que usam para encontros e a prática de esportes no fim de semana. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

TAGS