PUBLICIDADE
Notícias

Juízes Federais veem suposta ação da Abin como "típica de regimes totalitários"

19:54 | 10/06/2017
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) comparou a suposta investigação realizada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, à ação de regimes totalitários e citou que a revelação indica "desespero". Em nota, o presidente da entidade, Roberto Carvalho Veloso, cita que a "a estratégia de constranger magistrados com ataques à honra pessoal, colocando órgãos públicos a esse serviço, é típico de regimes totalitários".

"Esse tipo de comportamento é inaceitável, demonstrando que as pessoas que intentam utilizá-lo não possuem meios adequados para proceder à sua defesa, e resolvem partir para o desespero, pondo em risco as instituições republicanas e democráticas", afirma o presidente da entidade.

A nota cita a "absoluta repulsa a tentativas de obstrução da Justiça e de enfraquecimento do Poder Judiciário". "Em um Estado Democrático de Direito é inadmissível que pessoas investigadas, por exercerem cargos públicos detentores de poder, se utilizem de agentes e recursos públicos para inviabilizar a apuração de fatos graves envolvendo desvio de dinheiro público", afirma Veloso.

A nota da Associação dos Juízes Federais lembra ainda que esse tipo de ação faz agravar mais a crise "causada por aqueles que dilapidaram os bens públicos e não por quem é encarregado de investigar e julgar os portadores de foro especial".

"A Ajufe defende que a operação Lava Jato, em todas as instâncias do Judiciário e em particular no Supremo Tribunal Federal, a cargo do ministro Edson Fachin, não pode ser estancada, a fim de que todos os responsáveis pela corrupção sejam identificados e levados a julgamento", cita a nota.

TAGS